TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento

Monografias: Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  3.984 Visualizações

Página 1 de 2

Leia o fragmento textual e marque a alternativa correta em relação ao tema trabalhado:

"Do ponto de vista da teoria do conhecimento, a consciência é uma atividade sensível e intelectual dotada do poder de análise, síntese e representação. É o sujeito. Reconhece-se como diferente dos objetos, cria e descobre significações, institui sentidos, elabora conceitos, idéias, juízos e teorias. É dotado de capacidade para conhecer-se a si mesmo no ato do conhecimento, ou seja, é capaz de reflexão. É saber de si e saber sobre o mundo, manifestando-se como sujeito percebedor, imaginante, memorioso, falante e pensante. É o entendimento propriamente dito". (Marilena Chauí - Convite à Filosofia).

a) Podemos dizer que a atividade racional dos seres humanos permitem que os mesmos consigam ter consciência sobre realidade somente pelo aspecto intelectual.

b) O poder de análise, síntese e representação que o texto se refere seria a capacidade humana de refletir racionalmente sobre si e sobre o mundo externo.

c) Segundo o texto, a nossa consciência racional não permite o auto-reconhecimento, nem a capacidade de atribuição de sentidos e conceitos.

d) A consciência seria algo apenas abstrato que nos trás subsídios para desenvolvermos a capacidade de entendermos apenas a nossa própria essência.

e) A consciência reflexiva e racional das pessoas é capaz de unificar todas as opiniões subjetivas em classificações universais e absolutas a respeito da realidade exterior

Letra b

2-(UPE) A consciência é uma das mais significativas características humanas. É a consciência que permite à pessoas humana não só estar no mundo mas também agir sobre ele com algum saber. A consciência permite ao homem:

I. relacionar-se consigo e com o mundo.

II. concentrar-se no sujeito, de modo a alcançar a dimensão da interioridade que se manifesta através do processo de falar, criar, propor e inovar.

III. refletir os acontecimentos que ainda não foram pensados.

IV. indeferir relações indesejadas.

V. concentrar-se no objeto, de modo a alcançar a dimensão da alteridade, que se manifesta através do processo de escutar, absorver, reformular, rever e renovar.

Somente está CORRETO o que se afirma em:

a) II e III.

b) II, IV e V.

c) I e IV.

d) I, II e V.

e) IV.

Letra c

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com