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Conhecimento E Bondade

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Por:   •  7/9/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  6.288 Visualizações

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Conhecimento e Bondade (Platão)

No entendimento de Platão, o mundo material - aquele que percebemos pelos cinco sentidos - é enganoso. Nele tudo é instável e por meio dele não pode haver felicidade. Por isso, para esse filósofo, o caminho da felicidade é o do abandono das ilusões dos sentidos em direção ao mundo das ideias, até alcançar o conhecimento supremo da realidade, correspondente à ideia do bem.

Para Platão, o ser humano é essencialmente alma, que é imortal e existe previamente ao corpo. A alma se dividiria em três partes: Alma Concupiscente; Alma Irascível; Alma Racional.

A vida feliz de uma pessoa dependeria da devida subordinação e harmonia entre essas três almas. A alma racional regularia a irascível, e esta controlaria a concupiscente, sempre com a supervisão da parte racional.

Para apoiar essa tarefa, Platão propunha duas práticas: Ginástica e Dialética.

Para Platão, o vem é a causa de todas as coisas justas e belas que existem, incluindo as outras ideias perfeitas, como justiça, beleza, coragem. Sem o bem não há nenhuma delas, inclusive a ideia perfeita de felicidade.

Em resumo, a felicidade é o resultado final de uma vida dedicada a um conhecimento progressivo até se atingir a ideia do bem, o que poderia ser colocado na seguinte fórmula: Conhecimento = Bondade = Felicidade.

Aquele que alcança o conhecimento verdadeiro (que culmina com a ideia do bem) torna-se um ser ‘melhor’ em sua essência e, por isso, vive mais feliz.

Platão estabeleceu como meta político-filosófica definir o caminho para o bem de todos (bem comum). Com esse propósito, o filósofo propôs uma sociedade ideal. Nela, cada indivíduo teria uma função social definida em três tipos: Produtora; Guerreira; Sábia. A aptidão de cada um seria identificada durante o processo educativo, definido como igual para todos.

Dentro dessa organização, cada um já seria feliz pelo simples fato de cumprir a função para a qual é mais apto por natureza.

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