TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrução De Uma Etica Deontologica

Dissertações: Contrução De Uma Etica Deontologica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Palestra “A influência da cultura na Construção de uma ética deontológica”

Palestrante: José Maria Alves

A palestra, de José Maria Alves, tratou da ética deontológica. Primeiramente é interessante se elencar um breve conceito do que seria deontologia. Deontologia jurídica é a ciência que cuida dos direitos e deveres dos operadores de do direito, como seus fundamentos éticos e legais.

O estudo da Ética é de extrema relevância para o exercício profissional, visto que ocorre, no cotidiano, se depara com infindáveis situações, as quais exigirão um mínimo de formação moral capaz de orientar no sentido do justo.

Em Direito, quando se fala em Ética jurídica, o que se entende por isso é ética profissional, ou seja, para os operadores do Direito, a ética é um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional, visando à boa prática da função, bem como a preservação da imagem do próprio profissional e de sua categoria.

É, dessa forma, um tipo específico de avaliação ou orientação da prática jurídica que se encontra paralelo à orientação determinada pelas normas processuais e pelas normas objetivas de Direito, e para a qual também se pode conceber certa forma jurídica de codificação - códigos de ética, e também certa forma de sanção - tribunais de ética. A Ética jurídica é, portanto, formulada a partir da prática profissional do Direito.

É no meio acadêmico que se formam e se fortalecem os ideais de honestidade e de melhor conduta, os quais servirão de base aos futuros operadores técnicos da ciência jurídica, ai se reside a importância do tema para a formação acadêmica.

Palestra “A ética profissional e o Tribunal de ética e disciplina da OAB-PA”

Palestrante: Domingos Fabiano Consenza (Juiz- membro da 3°

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com