TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica ao Deus de Espinoza

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 2

Critica ao deus de Espinoza.

Rodrigo de Faria Fernandes da Silva.

Resumo.

A ideia desse artigo é refutar o deus de Espinoza usando a logica de que o ser humano nada cria alem da sua realidade.

Palavras chave.

Refutar, Espinoza, Deus

 

O que é o deus de Espinoza.

O deus de Espinoza pode ser dividido em substancia, modo e existencia, sendo a subistancia, infinita e eterna, é a essencia de deus no sentido de ser criadora de si mesmo, e de criar todos os outros objetos da realidade humana inclusive o ser humano.

Modo, ou seja as caraterisiticas emanadas pela substancia, é a expressao da existencia do que é emanado pela substancia, sendo assim a forma com que o homem ve deus, sendo deus natura . Existencia como posto é a forma viva do objeto na realidade a que pertecemos, sendo ela responsavel por ter o modo como sua caracteristica.

Deus humano, o erro de semelhaça.

Sendo deus a substancia infinita e eterna não podemos cair no erro de nos assemelhar ao nosso horizonte de conhecimento humano.

Critica.

Sendo o deus de Espinoza um objeto sem caracteristicas humanas, como visto e pelo texto acima, como seria possível o homem com sua realidade de conhecimento sendo limitada ao universo mensuaravel, ou seja a mente humana não pode com suas feramentas observar algo alem de sua comprienção, prova de tal é que não existe o infinito, eterno ou ate mesmo perfeito em nosso horisonte de conhecimento, ou seja, concluimos que  a definição de deus de Espinoza como algo alem de nossos sentidos, poderia ser conciderado como iracional e uma falsa ideia do desconhecido, funcionando como uma desculpa para si mesmo dos misterios do universo.

Bibliografia.

JOEL, Pablo,” A Concepção Emanente de Deus em Espinoza”. 2017 . Disponível em:http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/a_concepcao_imanente_de_deus_em_espinosa.pdf . Acesso em: 20/10/2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com