TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crítica da mente

Tese: Crítica da mente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Tese  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

DESEMVOLVIMENTO

Citação:

“Se exigirmos da Filosofia não ser apenas algo entre nós, mas Filosofia brasileira, é claro que estamos supondo uma originalidade, a nossa.”(Gomes, Roberto, 1997, pag .24).

Crítica da razão tupiniquim

Quase todo mundo sabe que a Filosofia tem forte influencia pela cultura greco-romana e que até aos dias atuais não conquistamos uma filosofia de nossa origem brasileira, com nossa própria linguagem, ritmo, e opiniões, ou seja, um novo senso crítico do que nos rodeia.

Porque atualmente entre nós brasileiros não existe uma razão tupiniquim, ou melhor, não existe uma forma de fazer filosofia autenticamente nossa. A nossa ilegitimidade na ora de produzirmos alguma filosofia, não temos atitude crítica para proferirmos uma reflexão filosófica.

Na verdade razão tupiniquim é um tema que ainda não foi inventado a proposta é essencialmente a preocupação com nossa autonomia filosófica, onde poderemos mostrar aquilo tudo que o Brasil tem de mais importante. Por isso temos que levar mais a sério esse tema que é tão importante para o nosso desenvolvimento cultural.

Para a razão grega, filosofia nada mais é do que expor toda cultura, um quadro idealizado de si mesma. Para defensores tupiniquins significa originalidade, descobrir-se, “o que se é” e “como se é”, para isso é preciso construir um pensamento crítico do que somos em real, como podemos usar nossa retórica para influenciar o mundo.

O mito da imparcialidade

Entre as décadas de 30 e 70, representado pelo um filósofo chamado cousin, foi, o primeiro movimento fixado no Brasil: o ecletismo. O espírito da dúvida, para a filosofia, é a essência do pensamento. "A corrente eclética representa o primeiro movimento filosófico plenamente estruturado no Brasil". O ecletismo crê que "verdade" pode ser o resultado de um amontoado de inúmeros pensadores aproveitando, de cada sistema, o melhor. Com isso, estamos supondo que realmente teríamos um espírito esclareci do, não dogmático. Fica claro neste mito que ainda não criamos qualquer posição filosófica nossa, damos variadas mostras de imaturidade intelectual e hesitação em assumir um ponto de vista que nos permita uma síntese original. É reflexo da dependência cultural que desde sempre nos acompanha.

Questiona-se quanto ao Brasil ser um país jovem ou apenas infantil, dependente, que precisa que outros pensem por ele. (Medo de desligar-se da cultura europeia).

O mito da concórdia: jeito

O patriotismo brasileiro que privilegia um objeto, o jeito, que é a voz corrente que damos um jeito a tudo, do existencial ao político, do físico ao metafísico, sendo ele uma maneira marota de desrespeitar a extrema formalidade em respeito a valores maiores. Analisar a partir de hipóteses de que somos um povo pouco acadêmico é coisa perigosa e, de resto, falsa. Quanto a filosofia, é grave que entre nós tenha se recusado a cumprir a missão que lhe seria própria, ser o centro de consciência critica, de negação de nossas falsificações existenciais, a inexpressividade da filosofia no Brasil se deve ao fato de ocorrer, sem volta, ao nível de expressão difusa a todo social.

O filosofar entre nós

A filosofia está entre a gente há muito tempo, mesmo que seja deixada de lado muitas vezes, a filosofia tem uma historia muito importante na sociedade, o ato de filosofar e usado no dia a dia de todos os seres humanos , pois filosofar é exatamente expor uma idéia e defendemo-la com argumentos próprios.

O senso crítico e uma das principais ferramentas da filosofia, sem a filosofia ficaríamos presos ao senso comum. É daí que vemos que filosofar é fundamental em nossa vivência humana. É por isso que ainda temos ausência do filósofo no Brasil. A causa da ausência de um filosofo no Brasil. As faculdades especulativas e criticas, a capacidade de tratar problemas abstratos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com