TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cutltura Organizacional

Dissertações: Cutltura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 11

Cultura Organizacional

A Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas e leis compartilhadas pelos membros de uma determinada organização. O sistema de leis e normas das organizações, quando em contato com os princípios morais, éticas e culturais dos seus colaboradores propicia o desenvolvimento de um complexo sistema de relações de leis, costumes e valores que dará procedência ao comportamento organizacional, único de cada organização. Além do estabelecimento de relações complexas, a cultura organizacional possibilita o desenvolvimento de regimentos que governam o comportamento destes que fazem parte da organização. A cultura é considerada não como uma rede de comportamentos concretos e complexos, mas como um conjunto de mecanismos que incluem controles, planos, receitas, regras e instruções que governam o comportamento.

A cultura tem como característica o desenvolvimento de inter-relações entre os membros de um grupo e a capacidade que estes possuem de se adaptar ao meio que estão inseridos. Falar em cultura implica falar sobre a capacidade de adaptação do indivíduo à realidade do grupo no qual está inserido. Pesquisas realizadas no âmbito acadêmico indicam que, mesmo havendo em grande número literaturas que abordam esta temática, é necessário o aperfeiçoamento da “sistematização teórico – conceitual, haja vista a multiplicidade de conceituações, paradigmas e enfoque a ele subjacentes” (FERREIRA; ASSMAR, 2004, p.103). Desta forma percebe-se que o enfoque sobre a descrição do que é cultura organizacional é um tema complexo e a ampla compreensão o que nos permite descrevê-la como um conjunto de valores individuais identificados, projetados e compartilhados com os demais membros da organização. Robbins (2005) define cultura como, um conjunto de valores que determinados membros compartilham dentro de uma organização e que possibilita a esta, ser diferente das demais. Chiavenato (2004) realiza o comparativo da cultura organizacional com um iceberg, visto que aquilo que é expressamente manifesto fica fácil identificar. Assim aquilo que é de concreto na organização, como por exemplo, a forma de organização dos objetos. Na parte inferior encontram-se as partes de mais difícil identificação. “Nessa parte estão as decorrências e aspectos psicológicos e sociológicos da cultura” (CHIAVENATO, 2004, p. 122). Tal comparação tem por objetivo indicar que as organizações possuem metodologias específicas que possibilitam ao colaborador apreender a forma como os processos acontecem no ambiente organizacional.

Quanto à manifestação da cultura esta pode ser expressa, como por exemplo, pela forma como a empresa se apresenta aos seus clientes. Ela pode surgir através do código de ética, declaração da visão, missão e dos valores da organização, dos seus slogans, e finalmente, através do comportamento da empresa e do comportamento dos seus colaboradores, colocando em importância também a influência do meio sócio-cultural ao qual a organização está inserida. Para que a cultura da organização seja compartilhada entre os membros que a compõe, faz-se necessário que os gestores estimulem seus colaboradores a alcançarem os objetivos básicos da organização. A compreensão possibilita refletir que tais objetivos são as atividades essenciais que cada membro da organização deve realizar para o alcance das metas organizacionais. As empresas devem estimular seus colaboradores a alcançarem os objetivos básicos estabelecidos pela organização, pois quanto mais disseminado os objetivos estiverem mais conhecida a cultura estará, com isso as possibilidades de lucro e bom desempenho terão maiores possibilidades de serem alcançadas, haja vista que o compartilhamento de tais objetivos estará ao alcance de todos.

O modo de trabalhar de uma organização será determinado pela forma de pensamento dos seus idealizadores. “Os precursores influenciam a configuração dos valores iniciais de qualquer empreendimento, baseados em seus sistemas de valores pessoais” (SILVA; ZANELLI, 2004, p. 425).

A cultura possibilita a manifestação dos valores e crenças que cada colaborador partilha com a organização. Sobre esta perspectiva um conjunto de fatores podem ser analisados, mensurados e avaliados, considerados como aspectos de suma importância para a compreensão do que vem a ser cultura organizacional. Tais fatores são apresentados abaixo:

• Valores Organizacionais: são fenômenos que guiam a vida da organização e possibilitam a orientação do comportamento de seus colaboradores. Os valores podem ser compreendidos como balizadores das prioridades que uma organização procura desenvolver para o alcance de seus objetivos.

• Poder Organizacional: é a capacidade de determinar os resultados a serem alcançados dentro da organização.

• Jogos Políticos: são comportamentos onde determinados colaboradores tentam influenciar as decisões por meio de sistemas de poder para atingir os objetivos pessoais em primeira instância sobre os da organização.

• Ritos: são atividades que demonstram na prática como os valores organizacionais foram absorvidos. São atividades “rotineiras” que uma organização realiza, para atingir um fim. Exemplo: admissões.

• Mitos: são acontecimentos que por meio das ações, percepções, sentimentos e pensamentos, são manifestos em forma de histórias. São figuras imaginárias, utilizadas em sua maioria para reforçar determinadas crenças organizacionais.

A análise de tais fatores possibilita a organização orientar os indivíduos de uma determinada cultura sobre como estes devem agir, pensar e a tomar suas decisões. “Os valores pessoais arraigados, o sistema de crenças particular e as certezas que os empreendedores possuem são repassados aos empregados como modos considerados certos de sentir, pensar e agir”. A cultura organizacional pode ser compreendida como sendo a forma de pensar, de agir e sentir de cada organização, e que, esta forma particular de ser advêm dos princípios que seus precursores idealizaram e uma vez estabelecidos, os comportamentos considerados apropriados são apresentados e transferidos às gerações futuras de dirigentes e aos demais integrantes da comunidade organizacional, como o modo certo de conceber a realidade. As organizações, independentemente de qual seja a sua atividade, estão inseridas em um ambiente e de constante interação com o mesmo. Os colaboradores da organização,realizam intercâmbios entre esses ambientes (organizacional e social) o que propicia o desenvolvimento da cultura organizacional. A interação do sujeito com o meio ao qual este está inserido possibilitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com