TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descartes, A Existência e o Papel de Deus

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1]

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Graduação em Engenharia

Mecânica - Manhã

 

 

 

 

Sidney Willian Teixeira Barreto

 

Filosofia

 

Descartes, A existência e o papel de Deus

 

 

 

 

Professora: Enrique Porta

 

 

 

 

 

Belo Horizonte

26 de Março de 2020.

Descartes começa seu texto discutindo a ideia do cogito, em quem ele abrange uma discussão sobre como a consciência do homem está reafirmada ou representada em objetos reais da realidade humana, como  essa consciência que esta dentro da mente do ser humano se volta para o mundo externo, e por último, se a mesma é indubitável como formas mentais, como pode-se ter de forma imediata uma representatividade dentro da realidade? Sendo assim re cogitan é o ser pensante, que encontra suas dificuldades numa res extensa (coisa extensa), sendo elas de vários tipos como a realidade deste mesmo, o corpo ou a matéria. A característica essencial ou atributo dos corpos é a extensão, ou seja, o estar no espaço, com suas modificações ou modos - a quantidade, a forma e o movimento. Assim para Descartes o ser humano é diferente dos animais, temos consciência temos mente, já os animais são como máquinas, apenas uma extensão do corpo definidos por ele como mecanicistas.

Em segui da Descartes fala sobre os 3 tipos de ideias, sendo elas as ideias inatas, que são encontradas em mim mesmo nascidas junto com minha consciência, ideias adventícias, que são as que vem de fora de mim e que são completamente diferentes de mim, e por ultimo as ideias factícias, que são construídas por nós mesmos.

Dentro da nossas ideias inatas, Descartes destaca a ideia inata de Deus, em que o mesmo define como “uma substância infinita, eterna, imutável, independente e onisciente, da qual eu próprio e todas as outras coisas que existem (se é verdade que há coisas existentes) fomos criados e produzidos”. Assim Descartes apresenta um pensamento justificando a ideia de negar Deus não fazer sentido, se nós somos auto produtos, e a ideia de um ser perfeito (Deus) está inata em nossa consciência, por que nós mesmos não nos demos todas as perfeições? E mesmo que argumentado que somos perfeitos a própria realidade nos diz o contrário, então a negação de Deus é impossível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com