TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão dos principais símbolos da lei e da moral

Artigo: Discussão dos principais símbolos da lei e da moral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Artigo  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  274 Visualizações

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo pretende discorrer sobre os símbolos essenciais do Direito, nesse caso abordando algumas questões sobre o Direito e a Moral.

Analisando a definição acima podemos dizer que a vida social só é possível se tiver regra de convivência, regras estas de cunho ético emanado da Moral e do Direito que dita como deve se comportar cada membro da sociedade.

A Moral e o Direito têm a seguinte base: a moral tem efeito dentro da pessoa, ela atua como um valor, aquilo que se aprendeu como certo e o Direito tem uma relação com a sociedade, o Direito é aquilo que a pessoa pode exigir perante seus semelhantes, desde que esteja de acordo com a lei, aquilo imposto pela sociedade.

Porém tanto o Direito quanto a Moral variam de tempo em tempo por isso possuem grandes significados históricos, um exemplo foi a nossa atualização do Código Civil para que as leis enquadrassem a realidade da nossa sociedade atual. A Moral e o Direito têm em comum a Ética uma vez que ambas se constituem em normas de comportamento. Apesar de todas as normas serem imperativas ao fixarem diretrizes da conduta humana, apenas a jurídica é autorizante, o que a com a sociedade, o Direito é aquilo que a pessoa pode exigir perante seus semelhantes, desde que esteja de acordo com a lei, aquilo imposto pela sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com