TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Filosofia

Por:   •  19/9/2015  •  Dissertação  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Sábio pensamento aplicado na atualidade

      Nos dias de hoje, a sociedade atribui felicidade e prazer por influência de publicidades consumistas, o consumo e o poder de compra.

      Com o poder de compra alto, o indivíduo poderá arrumar mais produtos para o seu bem-estar, acarretando ,assim, em prazer, por mais que seja momentâneo, dentro de um estabelecimento comercial.

      Nesses shoppings, encontramos uma novidade na sociedade brasileira, os chamados rolezinhos. Os quais são jovens carentes, vítimas da publicidade e da sociedade consumista, sentidos excluídos da sociedade, por questões financeiras,vão em diversos estabelecimentos afim de mostrar um pouco de prazer ,frequentando lugares de compras.

      Diferente de como o pensamento de Epicuro mostrava, esses casos fúteis são impossíveis de alcançar uma felicidade, talvez terá uma,porém , momentânea.

      Atualmente, a sociedade aclama por coisas rápidas,instantâneas,gerando ansiedade, para Epicuro um dos três pontos para alcançar a felicidade é a vida bem analisada,ou seja, tempo para reflexão, pensando em problemas e como solucioná-los ajuda a diminuir a ansiedade.

      Outro ponto de Epicuro é a Liberdade, nesse caso o indivíduo ser autossuficiente, ter seu meio de vida, uma característica em contraste com os jovens do rolezinho, em sua maioria não utilizam de nenhuma fonte de renda a não ser o dinheiro dos próprios pais.

       Analisando desse modo, observamos o quanto o sinônimo de prazer, felicidade, diversão, acabam se resumindo em lugares de consumo exacerbado como é o caso de shoppings. Totalmente diferente  da filosofia de Epicuro, em que para atingir a felicidade e o prazer não é através do consumismo.

Referência Bibliográfica

História em Pauta.Epicuro e a Felicidade.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KFYr2jvTm98>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com