TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distinção entre mito e conhecimento racional

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

O mito é a verdade expressada sem coerência racional , a ''verdade'' em um sentido figurado, alegórico , que ajudava as pessoas a explicar o mundo e também explicar o comportamento do homem em relação ao mundo ( como por exemplo as maldições e bençãos que eram aplicadas nos humanos na mitologia greco-romana ) . Também mostrava os deuses não como seres perfeitos , bondosos e justos, eles eram criaturas divinas com comportamentos e sentimentos humanos , essa linguagem de deuses também era usada para o homem analisá-lo de uma forma semelhante a si , uma identificação entre a figura mítica e sua realidade .

O mito ajuda a explicar o mundo e a ação humana , era usado para explicar fenômenos da natureza como por exemplo , os raios e os trovões eram símbolos de Zeus , a sabedoria o símbolo de Atena , os mares o de Poseidon e etc. Ajudava a organizar a relação social humana , determinando limites entre o certo e o errado . Também foi o motivo de construções de templos sagrados históricos na Grécia , o que a ajudou culturalmente , onde foi desenvolvidas técnicas de construção e planos arquitetônicos ( Pártenon , por exemplo ) .

O mito se distingue do conhecimento racional , por explicar as coisas de maneira fabulosa , surreal,enquanto o conhecimento racional busca explicar as coisas de uma maneira ''real'' e coerente , posso dizer que o conhecimento racional buscava uma '' verdade '' racional e de uma realidade próxima , outra diferença é que o conhecimento racional buscava explicar a origem do mundo e do universo de uma maneira menos fantástica , usando elementos possíveis da origem de todas as coisas presentes na natureza e no ser ( água , ar , fogo , áperion e etc ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com