TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Por:   •  19/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Diversidade Cultural

Embora não devamos considerar o ser humano como o simples resultado da educação e da socialização, é inegável que, por definição, o homem é um ser a educar, a introduzir num determinado contexto cultural.

"Educar" é um termo que vem do latim e+duce que significa conduzir para fora de, fazer sair de... A bagagem biológica que herdámos ao nascer, o nosso equipamento natural ou biológico é insuficiente para que nos tornemos seres aptos a desempenhos e atitudes especificamente humanos.

É no seio de uma dada cultura que formamos os nossos valores, que nos formamos como homens participando e assimilando diversos conteúdos culturais que condicionarão a nossa forma de viver.

Algumas culturas permitem práticas homossexuais enquanto outras as condenam (pena de morte na Arábia Saudita). Em vários países muçulmanos a poligamia é uma prática normal, ao passo que nas sociedades cristãs ela é vista como imoral e ilegal. Certas tribos da Nova Guiné consideram que roubar é moralmente correcto; a maior parte das sociedades condenam esse acto. O infanticídio é moralmente repelente para a maior parte das culturas, mas algumas ainda o praticam. Em certos países a pena de morte vigora, ao passo que noutras foi abolida; algumas tribos do deserto consideravam um dever sagrado matar após terríveis torturas um membro qualquer da tribo a que pertenciam os assassinos de um dos seus.

Centenas de páginas seriam insuficientes para documentarmos a relatividade dos padrões culturais, a grande diversidade de normas e práticas culturais que existem actualmente e também as que existiram.

Até há bem pouco tempo muitas culturas e sociedades viviam praticamente fechadas sobre si mesmas, desconhecendo-se mutuamente e desenvolvendo bizarras crenças acerca das outras.

Depois da Segunda Guerra Mundial e do extermínio de milhões de indivíduos pertencentes a culturas “inferiores”, a antropologia cultural promoveu a expansão das mentalidades, a compreensão e o respeito pelas normas e valores das outras culturas.

A dimensão social e cultural dos valores

Ora, se os valores não estão nas coisas, como dissemos antes, mas são criação do homem, afirmamos, por isso, que são uma resultante cultural, pertencem à nossa cultura, tal como as instituições.

A cultura não acontece por acaso e é um fenómeno universal, isto é, é transversal a todas as sociedades e grupos sociais. A cultura constitui uma herança, transmitida pela sociedade a que se pertence através das instituições mais diversas – família, escola, museus, etc.

Facilmente se entende que as culturas sejam diversas e com especificidades. Por isso há uma diversidade de culturas, muitas vezes caracterizadas pelo grupo a que pertencem – cultura portuguesa, cultura europeia, cultura ocidental, cultura chinesa…  

Hoje, atendendo ao facto de vivermos em sociedades abertas, há uma aproximação de culturas, e culturas coexistem no mesmo espaço. Falase, por isso, em sociedades multiculturais. Caracterizase a multiculturalidade no facto de uma diversidade de culturas partilharem o mesmo espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com