TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Por:   •  27/4/2015  •  Artigo  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso Pedagogia a Distância

Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação

Aluno(a): Regiane Bilk Suk                RGM: 053.7652

Professora: Terezinha Bazé de Lima

Aula 7: A línguagem científica: Particando a argumentação

Resenha Crítica

Resenhista Regiane Bilk Suk

RAMOS, Paulo. Como desenvolver uma Educação de Qualidade com os Pilares da Metadisciplinaridade. 2. ed. rev. e ampliada. Blumenau: Odorizzi, 2009. cap.6.

                Paulo Ramos possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville - ACE (1978); Especialização em Orientação Educacional - ACE (1985); Especialização em Direito Educacional, pelo Instituto de Pesquisa Avançada do Rio de Janeiro (1998); Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2000); Parapsicologia, pelo Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville - IPCMJ (2005). Atualmente é professor do Instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG/SC, palestrante pelo CEITEC (Florianópolis), e Assessor Pedagógico da Assessoria Pedagógica Ramos - APRAMOS, membro do Conselho Editorial da Revista Leonardo Pós.

        O livro organizado por Ramos inicia com um comentário sobre o grande avanço em todas as áreas de uma vida contemporânea, que forçam a escola a aprimorar-se para uma conquista democrática efetiva, o que exige um esforço coletivo tanto da escola quanto da sociedade.

        O autor vê o professor como base para a democratização do ensino é que se percebe a importância de tais investimentos, valorizando não mais sua formação técnica, mas sim considerando-o como capacitor de decisão própria. Por isso, um professor que exerça uma docência de melhor qualidade é indispensável.

        Além deste fato, o autor alerta-nos no sentido de que devemos atentar para um outro - vivemos numa corrida sem precedentes em busca de conhecimentos. Tal perspectiva nos é imposta pela própria sociedade que nos imprime a necessidade de uma evolução em todos os campos do saber. No momento em que contextualizamos educação com conhecimento, percebemos os grandes desafios impostos à escola, tida como a instituição incumbida de proporcionar o desenvolvimento das capacidades intelectuais e morais das pessoas. Por isso a necessidade da transformação... como escola, precisamos sempre conhecer para ensinar.

        Uma educação de qualidade é aquela que enfatiza e desenvolve nas pessoas as habilidades e competências necessárias para que se integre a teoria com a prática em conformidade com a realidade das pessoas. A educação de qualidade busca valorizar os conhecimentos apriori adquiridos e os contextualiza com as propostas pedagógicas das escolas estimulando o processo ensino e aprendizagem.

        Prova disto é que a Unesco vem trabalhando na promoção do acesso à educação de boa qualidade enquanto direito humano e, por conseguinte “[...] apoia uma abordagem baseada em direitos para todas as atividades educacionais”.

        Mas, não será tão somente as ações da Unesco, através de documentos, que realmente uma educação de qualidade poderá se efetivar em âmbito escolar. Precisará muito mais do que escritas e um emaranhado de metas.

        Para Ramos, a escola por sua vez, para buscar uma educação de qualidade precisa conhecer o seu público estudantil para estabelecer a sua proposta pedagógica. Necessário também será que a escola desenvolva atividades de valorização da cultura local, para que a comunidade escolar se sinta parte integrante da escola. A escola necessita criar mecanismos e proporcionar meios para resgatar a credibilidade da comunidade. É um caminho de benefícios organizado na forma de mão dupla, ao passo que ambos se comprometem a buscar uma educação cada vez melhor.

        A escola precisa, também, resgatar o próprio conceito de educar e motivar o ensino diante da sociedade, uma vez que a falta de motivação é um fator imperativo na educação atual, carregada de significados, porém impregnada pela falta de valorização dos atores desse processo, os professores. Neste entendimento, motivar o aluno para a busca do ensino e aprendizagem é tão necessário quanto valorizar os profissionais que atuam nesse processo.

        É nesse cenário que deve-se dar ênfase a algumas abordagens, em especial, as humanistas, as behavioristas, às críticas e é claro a metadisciplinar, pois para alcançarmos uma boa qualidade na educação é necessário levarmos em consideração o que tais abordagens representam para a concretização da mesma.

        Assim sendo, a boa qualidade na educação deve facilitar a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que possuem valor intrínseco e que também ajudam no encaminhamento de metas humanas importantes. (RAMOS, 2007; UNESCO, 2005).

        O autor ainda propõe medidas capazes de superar essa ruptura entre a boa e a má qualidade de ensino através de ações, embora pareçam um pouco nebulosas, pelo fato de não estar ao alcance de muitas escolas pelo Brasil afora, mas que com certeza contribuirão muito para as que encaixam-se nesta realidade, que acredito, seja o nosso caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com