TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESAS VISIONÁRIAS: SEUS ASPECTOS E INFLUÊNCIAS EM UMA SOCIEDADE CONSUMISTA E CAPITALISTA

Por:   •  12/10/2018  •  Artigo  •  4.905 Palavras (20 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 20

EMPRESAS VISIONÁRIAS: SEUS ASPECTOS E INFLUÊNCIAS EM UMA SOCIEDADE CONSUMISTA E CAPITALISTA

Diego Aragão Pereira*[1]

Leydson Plattinny Sousa Cunha**[2]

Odilon Geminiano de Albuquerque Neto***[3]

Salatiel da Silva****[4]

Werisson Mendonça*****[5]

RESUMO

Vivemos em uma sociedade repleta de organizações que constantemente tentam conseguir manter-se no mercado inovando e repaginando seus produtos, marcas e/ou serviços. Percebemos que algumas empresas conseguiram manterem-se ativas por anos e até séculos sem alterarem seus princípios ideológicos e prezarem pelo padrão formalizado pelas mesmas para venda e apresentação de seus produtos aos seus clientes. Essas empresas, na verdade, conseguiram ultrapassar por períodos críticos e manter suas ideologias exercendo grande influência comportamental na decisão de consumo de milhares de pessoas e receberam o nome de empresas visionárias. Dentro desse contexto, o objetivo desse estudo concentra-se em mostrar o quanto a sociedade é fortemente influenciada pelas suas ideologias o que leva, muitas vezes, ao extremo consumismo desnecessário e a alienação impregnada no inconsciente de uma população que não consegue ter a capacidade própria de escolha sem haver a influência do sistema capitalista. Para tanto, fez-se o uso de pesquisas de textos de variados autores que se posicionam e argumentam quanto a esse poder influenciador das empresas visionárias sobre a vida de uma população que torna-se fortemente dependente de seus produtos. Com base nessas informações, os resultados apontam que as empresas visionárias, embora não prezem inicialmente pelo lucro, mas pela a ideologia, conseguem ser capazes de alterar significativamente o comportamento social do indivíduo por meio das suas mercadorias. Logo, é necessário construirmos ideologias e princípios próprios para que consigamos combater as idéias impostas por essas empresas e não nos permitirmos ser envolvidos pelo consumismo, alienação e dependência de suas mercadorias.

Palavras-Chave: Empresas Visionárias. Sociedade. Ideologia.

1. INTRODUÇÃO

        O cenário empresarial moderno apresenta muitas ideologias que variam conforme as necessidades de cada organização. Essas ideologias no âmbito empresarial são suscetíveis a muitas mudanças que são impostas pela sociedade dominante. Nesse contexto percebe-se que existe uma elite que dita às empresas sobre a melhor ideologia a ser seguida. Entretanto, não existe uma ideologia totalmente correta, pois indivíduos intelectuais Frederick W. Taylor fundador do Taylorismo e Henry Ford (Fordismo) desenvolveram suas ideologias, mas deixaram possibilidades de se reinventarem no contexto moderno. As empresas visionárias que são as mais bem sucedidas de hoje trilharam muitos caminhos desde o período das grandes revoluções ideológicas que ocorreram na história da humanidade. Geralmente, essas empresas no contexto empresarial moderno possuem um teor visionário tendo, na sua essência, uma ideologia central que ficam além da obtenção dos lucros.

        Dentro desse contexto, propomos analisar de forma mais suscinta o conceito das empresas visionárias, assim como detalhar quais os seus aspectos positivos e negativos e quais suas influências dentro da nossa sociedade capitalista e consumista. Percebemos que essas organizações são empresas duráveis e que estão há bastante tempo ativas no mercado. Durante todo esse tempo, elas conseguiram influenciar milhares de pessoas a consumir seus produtos sem sofrerem mudanças radicais nas suas mercadorias e nas suas ideologias. Nosso objetivo é conseguir detectar os porquês dessas organizações serem tão duráveis, e como que elas conseguem exercer grande influência no comportamento de milhões de cidadãos por tanto tempo com o mesmo padrão de produto, marca e/ou serviço que atravessa gerações.

        As empresas bem sucedidas de hoje trilharam muitos caminhos desde o período das grandes revoluções ideológicas que ocorreram na história da humanidade. Geralmente essas organizações no contexto empresarial moderno possuem um teor visionário, tendo na sua essência uma ideologia central que fica além da obtenção dos lucros. Nessas organizações as metas são bastante audaciosas, buscando-se sempre ir além das expectativas planejadas não se conformando com o que se adquiriu durante o processo consumado, mas buscar que a empresa continue constantemente no topo como referência de consumo.

Nesse panorama de muitas ideologias vividas pelas organizações visionárias percebemos que ocorrem diversas mudanças ideológicas que se reflete em todas as classes sociais que se adéquam ou não às suas novas ideologias apresentadas a sociedade. É importante frisar que por trás de qualquer ideologia sempre há a presença de uma classe dominante, na qual impõe às demais classes sociais suas idéias, que poderão ser aceitas ou não. Sendo assim, a elite (organizações) possui o “poder” nas mãos e sujeita a maioria da sociedade a se alienar a um sistema ideológico que busca imprimir no consciente e inconsciente das pessoas sua dependência frente às ideologias impostas, sem insurgir nenhuma reação a essa ideologia pregada e imposta por essa classe dominante.

2. EMPRESAS VISIONÁRIAS

É notório percebermos que no mundo em que vivemos a globalização e a facilidade de troca de informações por meio de jornais, internet e redes sociais se tornaram as ferramentas de divulgação mais utilizadas em todo o planeta. Nesse ambiente percebemos que as informações são rapidamente extraídas por toda uma população. Essas informações podem alavancar, ou até mesmo provocar uma considerável queda na venda de produtos de uma determinada marca. Mas, o que faz uma empresa e seu produto conseguir passar anos, décadas e até mesmo séculos no mercado sem sofrer grandes alterações nas suas peças, no seu sabor, nos seus componentes e conseguir manter a essência do seu produto e fazer com que milhares de pessoas atravessem gerações consumindo essa mesma mercadoria?

        Notamos que esses tipos de organizações são líderes em seus setores de atuação. São aquelas tipicamente exemplares e que servem de referência para outras e são as que sempre saem na frente em todas as suas iniciativas e ações. Essas organizações possuem marcas duráveis. As empresas visionárias têm uma característica muito peculiar: nunca se sabe o que será delas, mas sempre é certo que continuarão a existir.

        É importante salientar que para as empresas visionárias o lucro não é o principal objetivo a ser atingido a curto e longo prazo, o lucro é uma conseqüência, uma recompensa por aquilo que representa seus conjuntos de valores e objetivos com seus produtos e serviços há décadas. James C. Collins e Jerry (2005) destacam que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (198.1 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com