TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epistemologia - Conceitos Específicos

Por:   •  22/5/2017  •  Artigo  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos Específicos

1- Problema da Demarcação - Uma das questões fundamentais da filosofia das ciências consiste em definir qual o melhor método entre os métodos científicos. Associado a esta questão encontra-se o problema da demarcação, que consiste na procura do critério de cientificidade, o critério que permite discernir aquilo que é científico daquilo que não o é. O filósofo Karl Popper estabelece uma demarcação através do conceito que presume qualquer teoria científica propriamente dita como sendo falsificável.

2- Método indutivo - Presumindo que o cientista parte da observação dos fenómenos para a elaboração de teorias, procedendo depois à análise dos seus registos (procurando os dados recolhidos através destes), o indutivismo é a perspetiva epistemológica que pressupõe a indução como meio de mais importância para o alcançar da ciência (seja ao nível de descobertas científicas ou de justificação de teorias). Francis Bacon considerava o método indutivo como o único capaz de justamente servir a ciência, ao contrário da metafísica e da especulação.

3- Verificabilidade(a) e Confirmação(b) - (a) Segundo o critério da verificabilidade, uma teoria só é científica quando é possível verificar empiricamente o valor de verdade daquilo que ela propõe. Na maioria dos casos, a atividade científica propõe enunciados gerais que não podem garantidos a partir de uma estrita verificação universal e, por essa razão, (b) face ao problema da indução, alguns filósofos neopositivistas afirmam que basta que os enunciados sejam empiricamente confirmáveis para serem reconhecidos como enunciados científicos, ou seja, basta atestar se determinada proposição é com forte probabilidade verdadeira para que esta seja considerada ciência.

4- Método hipotético-dedutivo - Ao contrário do que é proposto na conceção indutivista do método científico, a observação não é, para Popper, o ponto de partida para o cientista, nem as teorias resultam de inferências indutivas. A ciência parte de problemas (ou factos-problemas) e as teorias começam por ser hipótese ou conjeturas explicativas e criativas (conjeturas), a que devem ser deduzidas as principais consequências. Posteriormente, estas terão de ser submetidas a testes rigorosos (experimentação), tendo em vista a sua refutação.

5- Falsificabilidade- Proposto por Popper, o critério da falsificabilidade determina que uma teoria é científica se, e só se, for falsificável. Uma teoria científica que resistiu à tentativa de refutação (teoria corroborada) pode sempre vir a ser derrubada. Daí resulta o caráter conjetural do método científico.

6- Verdade- Correspondência entre as proposições científicas e a realidade dos factos - é a "meta" para a qual a ciência avança.

7- Verosimilhança- O conceito de verosimilhança nada mais é do que um de probabilidade, pouco mais do que o inequívoco, verossimilhança vem a ser um nível de convencimento elevado à possibilidade e inferior à probabilidade. Popper identifica a verosimilhança como «o grau com que uma teoria capta a verdade: uma teoria T é mais verosímil do que T' apenas no caso de implicar mais verdades ( e menos falsidades) do que T'»

8- Paradigma- Do grego paradeigma , " “padrão, exemplo, modelo”, e de paradeiknynai, “mostrar, representar”, o conceito de paradigma (central na filosofia de Kuhn) traduz o modo particular de fazer ciência, de perceber e explicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com