TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Da Ponte

Ensaios: Escola Da Ponte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 2

Escola da Ponte

A Escola Básica da Ponte é popularmente conhecida como Escola da Ponte, é uma instituição pública de ensino.A escola surgiu na década de 70 com o vontade de fazer uma escola diferente que considerasse as diferenças particular de cada aluno , mais que todos trabalhasse juntos dando assim a autonomia de escolher o que querem estudar.

Os alunos participam de uma assembleia são discutidas e votadas maneiras e expondo os seus direitos e deveres assim considerando o que é mais importante para o andamento da escola respeitando as normas da escola.

O intuito é de expandir a independência dos alunos estudando fazendo pesquisas assim quando ele se sente preparado para fazer uma avaliação ele faz a requisição .

No Brasil os alunos não decidem o que vão fazer ou estudar á uma grade a ser seguida ,avaliações com datas marcadas e impondo regras a serem compridas sem o direito de revindicação com as reuniões pedagogicas feitas por professores , coordenadores , e quando começa o ano leito esta basicamente tudo programado.

O modelo usado na Escola da Ponte esta caracterizando com a pedagogia não-diretiva o professor é um auxiliar do aluno um facilitador acreditando que o aluno já traz consigo um saber, só é preciso exercitar e organizar os seus conhecimentos e cada vez mais abastecer de conteúdo e o professor deve interferir o mínimo possível.O professor acredita que o aluno aprende por si mesmo podendo assim ser um auxilio para o aluno despertando o conhecimento que já existe nele.

Levando em consideração que seria muito valido deixar os alunos a desenvolver autonomia assim como no modelo adotado pela Escola da Ponte, no Brasil não se encaixaria perfeitamente acredito que o mais ideal é o modelo relacional o professor compreende que o aluno só aprende algum conhecimento novo si ele agir problematizar a sua ação ensinando a partir da realidade do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com