TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DA PONTE

Monografias: ESCOLA DA PONTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

RESULTADOS

O livro “A Escola que eu sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” nos mostra a realidade de uma escola dos sonhos, sem defeitos, onde a palavra-chave é a união. Não há distinção entre professores e alunos, todos são iguais.

Em algumas partes do livro o autor relata a realidade vivida por crianças da Escola da Ponte, um modelo “dos sonhos” bem diferente do modelo tradicional de ensino, onde todos deveriam conhece-la e encantar-se co a realidade que os alunos vivenciam diariamente.

DISCUSSÃO

Ao longo do livro “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” de Rubem Alves se crítica a abordagem tradicional pois nela os alunos são vistos apenas como seres “passivos” onde o professor tinha todo o controle e poder sobre a aula e os alunos só deveriam absorver todo esse conteúdo programático do governo, relatando sua experiência ao conhecer a escola da ponte que é um modelo de abordagem humanista que faz com que o estudante busque sua autonomia e aprenda o que deseja aprender não o imposto pelo professor tendo ele apenas como um facilitador do conhecimento, tendo então uma maneira de ensinar diferente da tradicional.

Conclusão

Chegamos a conclusão de que o livro escrito por Rubem Alves assim como o do “Pinóquio Ás Avessas” critica a abordagem tradicional nos fazendo pensar que esse modelo de aprendizagem que o aluno não participa interagindo com a aula não é o mais adequado. Mas o modelo humanista é visto como algo inovador onde o aluno pode ter um interesse maior em aprender pois ele aprende o que tem curiosidade e assim criando um desejo de aprender sempre coisas novas e buscando por isso.

...

Baixar como  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »