TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio: Uma analise da Pandemia

Por:   •  31/1/2022  •  Ensaio  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 10

DIELISSON ANDRADE BATISTA  [pic 1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTIFOLIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Juruti-PA  

2021

 DIELISSON ANDRADE BATISTA  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTIFOLIO DE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

 

Trabalho apresentado em requisito a Produção Textual, relativa a obtenção de nota do curso de Licenciatura Plena em Sociologia, Portfólio da Disciplina de Estagio Supervisionado, da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[pic 2] 

Juruti-PA

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        PLANEJAMENTO ANUAL        7

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        9

6        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        10

7        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        11

8        PLANO DE AÇÃO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

INTRODUÇÃO

 Apresentamos o trabalho referente ao Estagio Curricular Supervisionado II, que com a vigência ainda do Novo Coronavirus está sendo de forma adaptada, neste segundo momento fazemos jus ao retorno dos professores para a sala escola, os quais de certa forma tentam nesse ano de 2021 levar ainda que de forma remota aos assuntos e conteúdo para seus alunos.

Cabe aqui enfatizar que embora algumas cidades do Brasil buscaram esse retorno gradativo das aulas, ainda é bastante complexo diante do momento crítico que nós estamos.  Durante o estágio buscamos também uma aproximação da escola, conversamos com os professores e tomo todos os cuidados.

Nosso trabalho irá fazer uma análise acerca desse retorno e como os alunos, professores e direção escolar preveem tudo isso, depois que as escolas ficaram mais de 1 ano e 06 meses de portões fechados.

Qual papel da Gestão? Será que foi fácil manter uma escola fechada em decorrência de um vírus? Como a Coordenação manteve-se diante da relação a distância entre professor e aluno? Será a Sociologia uma ciência capaz de compreender o momento em que vivemos? Como alunos e professores desenvolveram suas atividades? E qual a perspectiva para um retorno que ocorre de maneira gradativa? São perguntas que nortearam nosso trabalho, e desta forma buscaremos entender acima de tudo a importância do estágio supervisionado e este contribui para a formação da docente.

O Estagio Supervisionado é o ponto crucial para que acadêmico tenha noção do universo que o aguarda. Afinal, é no estágio que temos os primeiros contatos com um público que diverge muitas das vezes das teorias que aprendemos na Universidade, é sabido que o papel do professor de sociologia é levar ao aluno a compreensão dos fatos existentes na sociedade.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Na atual conjuntura a gestão democrática é fundamental para que a comunidade escolar tenha grandes desempenhos, se diante dos fatos não compreendermos tal finalidades fica complexo entender a democracia na atualidade, muitos gestores enfrentam desafios principalmente em a implantação a gestão democrática, é necessário compreender que a gestão é parte fundamental para que a escola funcione. Para Claudio Neto (2018)

 

A gestão escolar democrática é parte da narrativa dos educadores de modo geral e dos programas educacionais, tanto na esfera pública quanto na esfera privada. Nas falas e nos escritos educacionais não há quem seja a favor de uma escola autoritária ou de programas que atentem contra princípios como a autonomia, a liberdade e o protagonismo dos estudantes. No entanto, apesar de esse discurso ser corrente e estar bem consolidado no campo educacional, as práticas no ambiente escolar nem sempre correspondem a esse ideal. O fato é que a gestão escolar democrática ainda desafia os diretores de escola em todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com