TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  3.011 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo Dirigido

Questões:

1: Dê 2 exemplos de certezas do senso comum e sua refutação pela ciência.

 O ato de sair na chuva após ter ingerido café por exemplo, em alguns lugares pode ser fatal a saúde, pelo senso comum, já em outros não. A mesma coisa se diz sobre o fato de comer manga e beber leite, os mais velhos, através do senso comum diz que isso poderia te levar para um hospital imediatamente.

2: Escolha três características dos saberes do senso comum e explique.

Caráter empírico: o senso comum é um saber que deriva diretamente da experiência quotidiana, não necessitando, por isso de uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessa experiência.
Caráter acrítico : não necessitando de uma elaboração racional, o senso comum não procede a uma crítica dos seus elementos, é um conhecimento passivo, em que o indivíduo não se interroga sobre os dados da experiência, nem se preocupa com a possibilidade de existirem erros no seu conhecimento da realidade.
Caráter assistemático: o senso comum não é estruturado racionalmente, tanto ao nível da sua aquisição, como ao nível da sua construção, não existe um plano ou um projeto racional que lhe dê coerência.

3. Que atividades intelectuais garante rigor ao trabalho cientifico?

Leitura aprofundada, duvida, critica, refletir, pesquisar contestações.

4:  Como Aritstóteles define ciência? Como Granger define ciência?

Aristóteles concorda com Platão -  ou seja que a arte analisa criticamente aquilo que entra em contato com a experiência sensível. Para ele só há o verdadeiro conhecimento científico de algo quando conhecemos o elo que o uniu com sua causa e com isso consequentemente o entendimento do impossível, o que ele denominou necessidade. Já Granger, define a ciência como um método de pensamento e de ação e isso se distingue o saber em outras das atividades civilizadas. O irracional estar relacionado ao mundo científico.

5: Quais os pré-requisitos para a constituição de uma ciência?

Método cientifico, observação, levantamento de questões, hipóteses, experimentos, análise, concluir o material e fazer a sua publicação.

6: Que significa dizer que a ciência é um conhecimento sistemático?

 Ciência significa ter ciência, estar ciente, ter conhecimento sobre alguma coisa. Um pensamento é algo volátil, passageiro, um lampejo. Já um pensamento sistemático é um pensamento consolidado, fundamentado, um conhecimento. Nesse sentido, a sua afirmação faz sentido.

 

7: Por que a situação das ciências é muito especial no conjunto das ciências?

 Existe uma parte do ser humano que ainda não pode ser interpretada com as ciências exatas. Então, enquanto isso não é possível, a história ajuda a compreender a sociedade e o indivíduo. A geografia, apesar de humana, ela é na verdade o conjunto de todas as ciências de forma superficial, ela leva em consideração a parte incompreensível humana e a parte "racional", como estatística e suas razões.

8: Quais as principais objeções que foram feitas ás ciências humanas?

Que elas são sem sentido e não há aplicabilidade. No entanto, elas fundamentam nosso pensar e agir no mundo, desconstruindo os saberes das outras ciências e quebrando paradigmas e estereotipos sociais.

9: Antes da constituição das ciências humanas, quais foram os principais períodos de estudo do humanismo? Resuma brevemente cada um deles.

Antes da constituição da ciencias humanas, os principais periodos de estudo humano foram o humanismo, positivismo e historicismo. 

Humanismo: O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores.

Positivismo: O Positivismo é uma doutrina altruísta, científica e industrial, que tem por objetivo incrementar o progresso do bem-estar moral, intelectual e material de todas as sociedades humanas, que habitam este planeta Terra, e em todas as incursões interplanetárias, (desde que não se destrua esta atual morada), a serem executadas pelo homem, sempre mantendo o equilíbrio ecológico, fruto direto do amor ao espaço, à Terra e  à humanidade; do contrário, provavelmente, não haverá sobreviventes.

Historicismo: Historicismo (ou ainda historismo) designa, em termos gerais, uma forma de abordagem dos fenômenos e das culturas humanas. De acordo com Ernst Troeltsch, o termo remete a uma "historicização fundamental de todo o pensamento acerca dos seres humanos, sua cultura e seus valores". O historicismo constitui, assim, a base de uma visão de mundo tipicamente moderna e ocidental. Esta fundamenta-se na noção de que as configurações do mundo humano, num dado momento presente, sempre são o resultado de processos históricos de formação, os quais são passíveis de ser mentalmente reconstruídos e, portanto, compreendidos. 

10: Como o historicismo pensava os fatos humanos?

Eles pensavam que os fatos humanos são históricos.

11: Quais os problemas do historicismo que não foram resolvidos por seus seguidores?

Antes de tudo, o rigorismo excessivo, que tem às vezes aspectos desumanos e visa a um ideal de vida às vezes abstrato e quimérico, além de contaminado por traços de egoísmo. A indiferença cósmica o sábio estóico tende a isolar-se do mundo e a considerar as suas vicissitudes históricas com ânimo não só desapegado, mas também indiferente.

12: Qual a principal contribuição de fenomenologia para as ciências humanas?

Anteriormente à fenomenologia, as ciências humanas desfaziam seus objetos em um agregado de elementos da natureza diversos, estudando suas ligações externas para apresentar a explicação da lei de seu objeto investigativo. Como mencionado anteriormente, sinteticamente, a fenomenologia garante às ciências humanas a existência e especificidade de seus objetos. 

13: Qual a principal contribuição do marxismo para as ciências humanas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com