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Estudo Dirigido

Por:   •  11/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  7.169 Palavras (29 Páginas)  •  280 Visualizações

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1.1. (  F  ) A filosofia surge entre os sofistas como uma ciência especulativa que caracteriza-se pela busca, na natureza, de um fundamento para a constituição da cidade.

1.2. (  F  ) Asceticismo, cinismo, utilitarismo e empirismo são conceitos que caracterizam o pensamento dos sofistas.

1.3. ( F ) Para os filósofos gregos a política tinha como finalidade a manutenção do poder. O soberano deveria usar de todos os meios possíveis para se manter no poder.

1.4. ( F ) A ética socrática caracteriza-se por relativizar os valores, isto é, os valores e tradições de cada cultura devem ser respeitados como fonte da moralidade.

1.5. ( F ) A metafísica caracteriza-se por ser um conhecimento racional que não se baseia nos dados conhecidos diretamente pela experiência sensível, mas nos puros conceitos formulados pelo pensamento puro ou pelo intelecto. Os sofistas inventaram a metafísica.

1.6. ( V ) A homologia fundamenta a filosofia metafísica, uma vez que os filósofos afirmam o conhecimento de leis universais e necessárias.

1.7. (  V   ) Pode-se afirmar que o pensamento sofista é semelhante ao pensamento de alguns dos filósofos modernos, pois trabalham com conceitos que ainda hoje são valorizados, como por exemplo, os conceitos de relativismo e utilitarismo.

1.8. ( F  ) De acordo com Protágoras devemos buscar na natureza a fundamentação das leis da cidade.

1.9. ( V ) O pensamento filosófico caracteriza-se por ser um pensamento dialético, pois crítica sempre os valores que são impostos pela sociedade aos indivíduos.

1.10. ( F  ) Pode-se afirmar que a ética hedonista prescreve a purificação da alma como condição para a felicidade.  

1.1. ( F  ) O sentido do “mito da caverna” consiste em mostrar que a razão, por experiência, deve buscar a essência da realidade negando a metafísica.

1.2. ( F  ) De acordo com Sócrates, as ideias são as formas puras das coisas, aquilo que faz com que cada coisa seja aquilo que é. Nesse sentido, as ideias existem em si e por si e, por serem a causa de todas as coisas sensíveis, não podem elas mesmas sofrer mudança.

1.3. (    ) De acordo com Platão, todas as ações humanas tendem a um fim, isto é, a realização de um bem específico; mas cada fim particular e cada bem específico estão em relação com um fim último e com um bem supremo, que é a felicidade. O homem, enquanto ser passional, tem como fim a realização desta sua natureza específica, e exatamente na realização desta sua natureza consiste a felicidade.

1.4. ( F ) Platão apresenta os seguintes graus do conhecimento em seu mito da caverna: senso comum, dedução, refutação e mundo das ideias. Cada grau deve ser experimentado como condição para a vida política.

1.5. ( F ) De acordo com Aristóteles, a virtude do homem se atua como a “cura da alma”, fazendo com que ela se realize da melhor forma possível. E como a alma é atividade cognoscitiva, a virtude será essencialmente potencialização dessa atividade. Dado que o corpo é instrumento da alma, também os valores ligados ao corpo serão instrumentais em relação aos da alma e, portanto, a eles subordinados.

1.6. (  F   ) De acordo com Platão, as ideias são conceitos ou representações mentais que  podem ser conhecidas por experiência. Nesse sentido, pode-se afirmar que Platão é um filósofo empirista.

1.7. (  F  ) A dialética de Aristóteles está ligada a sua descoberta da essência do homem como psyché, porque tende de modo consciente a despojar a alma da ilusão do saber, curando-a dessa maneira a fim de torná-la idônea a acolher a verdade.

1.8. (   ) O pensamento de Aristóteles pode ser considerado deontológico e derivado do orfismo, uma vez que a sua concepção de felicidade está atrelada ao conceito de alma imortal e eudaimonia.

1.9. ( F ) Ao identificar na alma a essência do homem, no conhecimento a verdadeira virtude e no autodomínio e na liberdade interior os princípios da ética, Aristóteles levava à proclamação da autonomia do indivíduo enquanto tal.

1.10. (   ) Pode-se afirmar que a ética asceta de Aristóteles prescreve a purificação da alma como condição para a felicidade.  

1. (  F   ) São características da filosofia sofista: metafísica, democracia, discurso, ascetismo, utilitarismo e cinismo.

2. ( F ) De acordo com a ética sofista, os valores absolutos (universais e necessários) podem ser conhecidos desde que a alma passe por um processo de purificação cética.

3. ( F  ) De acordo com os sofistas, o devir é a passagem contínua de uma coisa ao seu estado contrário e essa passagem não é caótica, mas obedece a leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo.

4. (    ) São características do período helenístico: política fundamentada no direito natural; cosmopolitismo; apogeu da cultura grega; orfismo.

5. (    ) No período clássico (Sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles), a Filosofia se volta para as questões humanas no plano da ação, dos comportamentos, das ideias, das crenças, dos valores e, portanto, se preocupa com as questões morais e políticas.

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