TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.038 Palavras (13 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 13

                                     [pic 1]

                                     UNIEURO

                                         Fisioterapia

                                   Kézia Aires Araujo

                                                             

                                         

                         

                          Exercicios de fixação

                                       Brasilia,  2016

                           O estudo da sociedade

                                           Apostila 1

  1. Por que surgiu a sociologia no século XIX?

Podemos estabelecer, com bastante tranquilidade o surgimento da sociologia no século XIX como a decorrência da necessidade dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo, em proporções nunca vistas, em razão da industrialização iniciada no século XVIII.

  1. Como podemos definir a sociologia, tendo como base o comportamento e os grupos sociais?

A sociologia é o estudo sistemático das relações humanas. O primeiro objetivo desse estudo é estabelecer relações de causa e efeito entre os fenômenos sociais.

  1. Qual conteúdo essencial de todas as definições do que é sociologia e do seu objeto de estudo?

As definições da sociologia é que ela estuda as relações entre pessoas e preocupa-se em explicar como as pessoas são influenciadas pelos diferentes grupos humanos.

  1. O que é imaginação sociológica?

É a habilidade que os sociólogos desenvolveram para ver a conexão entre a vida cotidiana dos indivíduos e os problemas sociais.

  1. O que são fatos sócias para Durkheim?

Para Durkheim fatos sociais apresentam características muito especiais: consistem em maneira de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual impõem.

  1. O que são ações sociais para Weber?

Toma o significado de uma ação que, quanto ao sentido visado pelo indivíduo, tem como referência o comportamento de outros, orientando-se por estes em seu curso.

  1. O que foi a Revolução Industrial?

Denominamos Revolução Industrial o período em que um conjunto de invenções e inovações relacionadas entre se permitiram alcançar uma enorme aceleração da produção de bens e assegurar um crescimento que foi se tornando rapidamente independente da agricultura.

  1. Quais foram as principais mudanças provocadas pela Revolução Industrial?

Nesse período intensificou a transformação da economia inglesa (que passou de predominante agraria a uma economia industrial, caracterizada pela produção em larga escala e pela generalização do uso da máquina para produzir tempo e custos de produção) foi substituído o trabalho artesanal de assalariados e com o uso de máquinas.

  1. O que eram os luditas?

Luditas foi um movimento em que operários pregavam a destruição da máquinas em protestos contra a tecnologia que lhe tirava o trabalho e ficou associado a quem tem medo de novas tecnologias.

  1.  O que é positivismo?

É um conjunto de crenças que tenho como objetivo organizar a sociedade e o pensamento humano.

  1.  Qual a ideia da ciência social recomendada por Comte?

A ideia social de Comte era a importância de constituir um novo campo de pesquisa cientifica que se ocupasse dos fenômenos sociais.

  1.  Por que Durkheim é importante para a sociologia?

Porque foi considerado o verdadeiro fundador da sociologia como ciência independente das demais ciências sociais.

  1.  Qual a principal contribuição de Marx para a sociologia?

Entre suas contribuições mais importantes encontra-se os estudos sobre a burocracia, sobre sistemas de estratificações social e sobre a questão da autoridade.

  1.  Quais são as fontes da verdade e suas características?

A intuição: podemos definir intuição como capacidade de perceber, discernir ou pressentir uma explicação independente de qualquer raciocino ou analise.

A autoridade: o critério da autoridade se baseia numa espécie de acúmulos de conhecimentos ou numa formação especifica amplamente atestada.

A tradição: essa fonte contém acumulada em sabedoria dos mais velhos, dos históricos passados.

O bom senso: são aquelas verdades baseadas no senso comum, muitas vezes amparadas pela tradição.

A ciência: o método científico, sem dúvida, figura entre os modos mais aceitáveis de revelar a verdade justamente por se basear num sistema que observa e estuda os fenômenos.  

  1.  O que é senso comum?

O senso comum é como as pessoas de modo geral abordam um problema, um fato social, fazendo-o sem nenhuma profundidade, baseando-se na primeira impressão que tem sobre o fenômeno.

  1.   O que é senso crítico?

O senso crítico é desenvolvido pelas pessoas que abortam os problemas de forma metódica e organizada e que não se satisfazem com a primeira impressão que causa determinado fenômeno.

  1.   Quais são os passos a serem seguidos em uma pesquisa social?

Definir claramente o problema a ser investigado, formular questões, escolher o tipo de pesquisa a ser adaptada, efetuar o levantamento dos dados, analisar e discutir os resultados e obter uma conclusão.

  1.  Quais são as regras básicas a serem levadas em consideração em qualquer pesquisa científica e em ciências sociais?

Ele só deve confiar nas evidências coletadas por meio da observação sistemática, ele deve procurar em minimizar o erro e o preconceito agindo sempre com o rigor, ele deve cuidar para que as conclusões obtidas não sejam inteiramente fechadas absolutas, mas sim abertas a novas buscas e questionamentos que passam aprimorar ainda mais a pesquisa e seus resultados, ele deve trabalhar com várias possibilidades de confrontação do caso estudado para ampliar ainda mais a compreensão do que está pesquisando, ele deve atentar sempre para o uso das teorias que estão dentro do possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com