TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Devido a diversas epidemias no período colonial , os portos entraram em crise e isto foi muito prejudicial devido ao fato de que a economia do país se sustentava com a exportação de café. Neste período a saúde era privilégio dos ricos que podiam pagar pelos altos preços cobrados pelos médicos,  e como sempre o pobre não tinha vez e se viravam como podiam.

Rodrigues Alves, então presidente, nomeia assim Oswaldo Cruz como Diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública, onde ele já começa criando o controle epidemiológico e assim começa a reforma sanitária brasileira, colocando a vacina contra varíola como medida obrigatória de saúde para toda a população. A população do Rio de janeiro não gosta nada dessa idéia e reage a esta medida dando início a revolta da vacina.

O número de imigrantes passa a crescer conforme os movimentos industriais vão surgindo e els trazem para o Brasil a sua experiência industrial que já tinham na Europa e aplicam no processo industrial brasileiro. Houve diversos movimentos grevistas em busca de qualidade de vida e assistência médica em geral que era algo muito precário e atingia fortemente as baixas classes da população.  Essas greves deram resultado e resultaram na consolidação da Lei Eloy Chaves que tinha como objetivo de garantir assistência médica aos trabalhadores. Foi a partir desta lei que veio a atual previdência social.

Com a entrada de Vargas no poder à descentralização da política café com leite, dando início a projetos de saúde, educação e trabalho para o povo.  Quando Vargas é deposto e Dutra assume o poder acontece avanços na saúde significativos devido a influência do modelo americano , e assim o governo começa a investir intensamente em recursos e hospitais.

Com a criação de brasilia a industrialização cresce mais, Quando janio quadros assume ele tenta fazer uma reforma na saúde mas nem da tempo por que ele mal pisca e os militares assumem o poder kkk coitado. ( Janio assum e tenta fazer uma reforma na saúde mas não consegue realizar pois logo os militares entram no poder) , com o regime militar começa altos investimentos na saúde privada. Com o colapso no sistema capitalista devido a crise mundial as manifestações pelo fim da ditadura se intensificam  e conseguem inserir as diretas já que coloca Tancredo neves no poder pondo fim assim ao regime militarista. Com o passar do tempo há o surgimento do SUS que vem a ser voltado para toda população brasileira de forma igualitária e com tudo de qualidade para o povo.

A jornada do Brasil por um sistema de saúde dura mais de um século, e esse sistema ainda está longe de ser o que é idealizado pra ele , pois muitas das politicas publicas direcionadas a população não são aplicadas devidamente. Mas nós vivemos em um país livre e democrático e a responsabilidade não é só do governo como também nossa que devemos exigir de nossos lideres governamentais melhorias para o povo em todas as áreas , se esta ruim nós temos o dever e direito de encher as ruas do Brasil de manifestantes, para ir a luta daquilo que é nosso por direito e que o governo tanto promete e nunca cumpre a realidade que deveria sair do papel e se torna algo real de verdade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (296.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com