TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA DA LEI

Seminário: FILOSOFIA DA LEI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  5.258 Palavras (22 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 22

FILOSOFIA DO DIREITO

1 Filosofia: Palavra de origem grega

Philo – Amizade; Amor Fraterno; Respeito entre os iguais.

Sophia – Sabedoria

Sophos – Sábios

Filosofia – “Amor a sabedoria”

Filósofo – O que ama a sabedoria, deseja saber, tem amizade pelo saber.

Pitágoras de Samos – “A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos”.

1.1 Filosofia – Ciência que estuda a natureza de todas as coisas e suas relações entre si.

1.2 Filosofia – é a arte que busca conhecer racionalmente a natureza, o ser humano, o universo, e as transformações que neles ocorrem.

2 Nascimento: As primeiras ideias filosóficas nasceram nas colônias gregas da Ásia Menor (Na região chamada, Jônia), no final do século VII e início do século VI a.C.

3 Primeiros Filósofos: Tales de Mileto; Pitágoras; Anaximandro; Heráclito (se preocupavam com o universo e com os fenômenos da natureza).

A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores!

4 Mito – É uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.

O mito é tido como verdade por causa da pessoa que o relata é um poeta escolhido pelos deuses.

5 Correntes que explicam o porquê da Filosofia ter nascido na Grécia

 A Filosofia nasceu na Grécia, pois os gregos em suas viagens foram influenciados pela sabedoria oriental.

 Os gregos foram tão especiais e excepcionais, que criaram a Filosofia de forma espontânea e única.

6 Condições para o surgimento da Filosofia

- Viagens marítimas

- Invenção do calendário

- Invenção da moeda

- Surgimento da vida urbana

- Invenção da escrita alfabética

- Invenção da política

7 Períodos da Filosofia

Pré-Socrático ou Cosmológico (Declínio dos mitos)

Foi caracterizado pela “physis” (natureza) que buscava entender racionalmente a origem e as transformações ocorridas na natureza ao longo do tempo para dessa forma entender o que ocorre com o ser humano. (Talles de Mileto foi que se destacou como pensador).

Socrático ou Antropológico (Período Clássico) (Nascimento de Sócrates) 470/469 Morte 399.

Foi marcado pela democracia que dava a igualdade a todos nas “polis” (Cidades) dando direito à participação no governo e ainda pela mudança na educação grega já que as pessoas precisavam saber falar e induzir as demais.

Surgimento dos Sofistas – (Górgias; Abdera Leontinos)

A educação tinha o objetivo de formar um cidadão pleno, para atuar politicamente. Os jovens devem falar bem (retórica)

Pensar e manifestar suas qualidades artísticas.

2 Os sofistas faziam perguntas repetidas para o desenvolvimento da retórica

Sofistas não eram bem vistos por Platão, Aristóteles. (Platão era favorável a aristocracia, que mostrava-se contrária a um sistema político com opiniões gerais). Os sofistas eram acusados por Platão e Aristóteles, de demagogos, diziam que eles tinham apenas uma “sabedoria aparente” até Sócrates fazia alguma crítica aos sofistas.

Por outro lado alguns pensadores gostavam aos seus métodos como mestre da retórica e da pedagogia democrática.

Dizia-se que todo sofista era um caçador interesseiro de jovens ricos, pois, os sofistas ensinavam suas técnicas de oratória em troca de altas quantias em dinheiro. P.S (Não há escritos e documentos dos sofistas – as informações que chegaram até nós foram passadas por seus críticos.

Dizia-se que todo sofista era um caçador interesseiro de jovens ricos, pois, os sofistas ensinavam suas técnicas de oratória em troca de altas quantias em dinheiro. P.S (Não há escritos e documentos dos sofistas – as informações que chegaram até nós foram passadas por seus críticos.

3 Período sistemático (Período com grande atuação de Aristóteles)

Período marcado pela forte influencia do pensador e filósofo Aristóteles, onde ela entendia que deveria ser desenvolvidos os métodos e sistemas partindo de conceitos gerais para se chegar aos específicos (L.A.C) (Lógica Dedutiva Clássica) foi criada. Aristóteles desenvolveu os estudos de Platão e Sócrates

4 Período Pós-Socrático

Período Helenístico – Filosofia cosmopolita com a decadência política das “Polis” (Cidades), aparecem doutrinas que trabalhavam com a natureza e a lógica, buscavam enfatizar a felicidade e formas de dirigir a vida.

Foi o período da Filosofia Antiga marcado pela expansão do pensamento ocidental para diversas regiões, por ex: Roma, as cidades gregas não mais existiam como centros políticos (Filosofia cosmopolita) Ficou sendo conhecido, pois desprezavam os limites geográficos – importava levar o pensamento filosófico para todos.

4.1 No período Helenístico ficaram conhecidos os sistemas: estoicismo; o epicurismo; o ceticismo – (que influenciam o pensamento cristão).

Estoicismo: Os sábios estoicos como (Marco Aurélio e Sêneca) defendiam a razão a qualquer preço. Os fenômenos exteriores a vida como a emoção, o prazer e o sofrimento devem ser deixados de lado. (Fundado por Zenão de Cítio, filosofo, nascido na Ilha de Chipre em 340 – 264 A.c.).

Epicurismo: Os epicuristas, seguidores do pensador Epicuro, defendiam que o bem era originário da prática da virtude o corpo e a alma não deveriam sofrer para chegar-se ao prazer.

Ceticismo: os pensadores cético defendiam que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com