TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFia

Por:   •  26/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

FAPI - FACULDADES DE PINHAIS

CURSO DE PEDAGOGIA

CONTRUÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO OCIDENTAL

PINHAIS

JUN/2015

ADRIANA CAROLINE DE AVILA

CASSIA MONALISE

CAMILA LANDIN

ELIDIANE

KELEN BALBINO

PAULA MOREIRA

CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO OCIDENTAL

Trabalho apresentado à disciplina de            Filosofia da Educação sob orientação do professor Sivaldo Forteski para obtenção de nota parcial referente ao segundo bimestre.

PINHAIS

JUN/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

PENSAMENTO FILOSÓFICO NA ANTIGUIDADE

1.1 Contextualização Período Pré- Socrático ( Séc VIII a.C - V a.C)

  Segundo a tradição, a Filosofia iniciou-se nos anos 580 a.C. É Aristóteles(384-322) que está na origem desta tradição, e o próprio não concordaria com a ausência de uma ´busca pela sabedoria´ Existem diferentes formas de sabedoria, nem todas filosóficas. Para ele a filosofia tenha iniciado com um homem denominado Tales. Tales viveu em Mileto, uma cidade costeira da Ásia Menor onde se cruzavam rotas comercias vindas das Ilhas do Mar Egeu, da Grécia Continental, do Egito e do Oriente Médio. Anaximandro(610-547 a.C) e Anaxímenes (588-524 a.C) viveram igualmente em Mileto, de modo que os filósofos milésios foram os verdadeiros pioneiros da filosofia, então ela começa em Mileto.

   Um dos fatores determinantes para o nascimento da filosofia pode ser a invenção da escrita alfabética. A escrita silábica chegou à Grécia no século VII a.C e teria podido induzir o desenvolvimento da filosofia, porque ela permite aos leitores se confrontarem de modo crítico com os pensamentos que outros expuserem.

  Os Gregos fundam colônias espalhadas pelo mediterrâneo (séc. VIII a.C.) :surgimento de um comércio ativo e de uma indústria próspera. A camada social envolvida nas atividades comerciais e industriais é responsável pela substituição da aristocracia pela democracia (séc. VI a. C). Primeiros legisladores gregos: Dracon, Sólon e Clistenes. Fundação de Roma (séc: VI a.C).

    Em seus inícios, a filosofia segue uma espantosa geografia. Grupos de pensadores aparecem inicialmente nas colônias gregas da Jônia -em Mileto. Éfeso, Samos, ou Cólofon e depois outros a oeste nas cidades costeiras do sul da Itália e da Sicília. Predomínio do problema cosmológico: busca-se a arché, ou seja, o princípio de todas as coisas, a origem do universo. a physis (o elemento primordial eterno, ou seja, a natureza eterna e em perene transformação) torna-se o objetivo de pesquisa e indagação. os físicos da jônia, também chamados de “fisiólogos”, são os primeiros filósofos gregos que tentam explicar a natureza material e o princípio do mundo e de todas as coisas por meio dos seguintes elementos: água (Tales de Mileto); ar (Anaximenes); apeíron (Anaximandro); devir ou vir-a-ser (Heráclito); ser (Parmêniides); ar, água, terra e fogo (Empédocles); Homeomerias (Anaxágoras); átomo (Demócrito); número (Pitágoras).

  Os filósofos pré-socráticos se perguntavam acerca da matéria que deu origem a todas as coisas, ou seja: de que o mundo é feito?

Tales de Mileto (624 a 546 a.C)  tenta responder: Afirma que o mundo só podia ser feito de água em seus diferentes estados e concentrações.

Anaximandro (611 a 546 a.C) afirmava  ser o mundo feito de apeíron (ilimitado), ou seja, ele pensava em uma substância leve, invísivel, ilimitada, infinita, capaz de assumir todas as formas e texturas  

Anaxímenes (586a 525 a.C)  afirmava que sem dúvidas o mundo era feito de ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com