TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: História da Pedagogia

Por:   •  29/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

Filosofia da Educação

Filipe Jason

Fichamento: História da pedagogia

        4. Metamorfose da Paideia Cristã

Pseudo-Dionísio – Século V

NOVO Modelo de Formação - humildade totalmente concentrada no religioso

Conflito anterior - Onde temos o mundo o corpo e o espirito

        Abre questões modelos anteriores: Deus e o mundo, pecado e salvação

Pensamento Dionísio foi seguindo pela era medieval, sendo que outros estudiosos procuravam um novo modelo educativo. Como Mâlanio Severino que foi intérprete de um modelo de formação racional cujo suas aspirações vieram de pensamentos do Aristóteles que uma grande lógica.

Também temos Isidoro de Sevilha conhecido como o Último Acadêmico do Mundo Antigo, que tinha um lado estudioso voltado a essência das coisas como também na degradação progressiva – Filosofia da temporalidade. Que se estende por toda idade média.

Rabano Mauro ligado as tradições das artes liberais (gramática e literatura, retórica e dialética que “ensina a ensinar os outros “e a “descobrir as verdades”.

Mâlanio, Isidoro e Rabano reintroduziram na Paidéia Cristã suavemente elementos da cultura e do racionalismo antigo sem alterar a formação teológica e mística.

Entre 810 e 875

Escoto Erígena publica em 05 livros com a obra De Divisione Naturae inspirada no pensamento neoplatonismo onde a sua teoria e sustentada por em uma ordem dos seres em que de um modo geral (resumo) com os conhecimentos universais do pensamento e do mundo (preparados pela aritmética. Música, geometria e astronomia) conseguem se unir a Deus reafirma a formação com caráter espiritual e religioso.

Ainda sobre a formação cristã Geberto d’Aurillac, o Papa Silvestre II perito em determinados conhecimentos como aritmética e ciências.

Ao longo dessa formação do modelo de educação temos e São Pedro Damião que era contra a lógica da filosofia e valorizava a mística e a bíblia e Santo Anselmo um platônico que buscava demonstrar a existência de um princípio de perfeição.

Desde Pseudo-Dionísio até Santo Anselmo a Paidéia Cristã vive uma guerra entre a razão e a fé este modelo da Paidéia cristã exalta a formação religiosa, espiritual e mística como a própria identidade humana e tem como o objetivo especifico e máximo a educação.

        5. Educação do Povo

Como já sugeria Platão em uma das suas obras, a educação do povo seria voltada ao trabalho.

Exemplos já citados

“A EDUCAÇÃO QUE SE REALIZAVA NO LOCAL DE TRABALHO ERA UMA EDUCAÇÃO DE REPRODUÇÃO, DAS CAPACIDADES TÉCNICAS, DAS CLASSES E DAS RELAÇÕES SOCIAIS, SEM VALORIZAR REALMENTE A INOVAÇÃO.”

Curiosidade: os feriados eram os domingos e festas administrados diretamente pela igreja.

Onde a mesma conduz o imaginário do sujeito através de valorização de figuras, estilos de vidas e comportamentos onde se criar o desejo religioso, mas também por outro lado escravizando almas através do inferno.

O Modelo dos Santos, da Sagrada Família e de Jesus Cristo são fiéis modelos da prática da fé. Onde são aplicadas orações ao dia a dia, datas comemorativas entre outros. Importante também nesse aspecto religioso onde os cânticos, as orações e rituais de “imitação a Cristo” tem na essência o Educação do Povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com