TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme ponto de mutação

Por:   •  14/4/2015  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  2.855 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO - FILME PONTO DE MUTAÇÃO

O filme se passa na França e todo o filme gira em torno de um diálogo entre um político, senador e ex candidato a Presidência dos Estados Unidos que estava visitando seu amigo, um poeta que largou o Estados Unidos para viver em paz nesta cidadezinha tranquila e uma cientista também americana que decepcionada com sua pesquisa científica ao descobrir que sua descoberta seria utilizada pelos militares se mudou também para lá.

De início o político liga para seu amigo se queixando dos problemas na política e o amigo oferece para que passe uns dias com ele lá na França para esquecer um pouco dos problemas e este então aceita. Ao chegar na cidade em que vive o poeta, resolvem visitar o castelo medieval Mont Saint Michel, muito procurado por turistas de todo o mundo. Ao chegar no castelo os dois iniciam uma conversa, quando então a cientista se vê interessada na conversa dos dois e é convidada a participar da conversa, que durará em torno de duas horas. A cientista inicia fazendo uma crítica aos políticos e a forma em que eles lidam com a política, de forma cartesiana, sempre da mesma maneira, sem qualquer inovação, de forma antiquada. Diz ainda que esse pensamento é o pensamento de Descartes, ela entende que não é possível resolver os problemas separadamente, mas deve resolvê-los como um todo, conectando-os como um verdadeiro sistema. O político concorda com o discurso da cientista, mas não entende como colocar esse pensamento em prática e então a cientista explica seu pensamento que ela chama de Pensamento Sustentável em que tudo deve estar interligado, defende uma nova visão do mundo, diferente do que é visto nas escolas, ela defende o conhecimento interdisciplinar e não o estudo do conhecimento isolado das disciplinas.

Depois desta discussão entram ainda nos assuntos sobre Einstein, ecologia, física quântica, poesia, tecnologia e muitos outros assuntos em que discutem por exemplo o tamanho dos átomos e seus elétrons, prótons, neutrôns e o tamanho do seu núcleo que é completamente invisível e se discute todos esses conceitos de espaço, tempo e lugar que com o passar do tempo sofreram mudanças significativas.

No fim, depois de horas de discussão sobre diversos temas concluem que é necessário uma mudança no pensamento humano quanto aos seus valores e atitudes, uma cultura bastante materialista e individualista que devem passar a pensar mais no outro e na natureza como um todo.

O político convida ainda a cientista a ir com ele para os Estados Unidos para ajudá-lo a por em prática todas essas ideias do seu pensamento Sustentável que acredita ser muito difícil aplicar estas medidas com seus eleitores que não estão acostumados a pensar desta forma e acredita que não será bem visto se chegar com essas novas ideias, mas a cientista não aceita o convite e prefere viver sua vida tranquila nesta cidadezinha com seus pensamentos e seus livros e o poeta, amigo do político, concorda com a cientista, o que frusta o político, que não entende porque seu amigo não está do seu lado e ele explica que o melhor para ela seria continuar lá e não se envolver, se sujar com a política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com