TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  130 Visualizações

Resumo – Introdução a Filosofia

A introdução do livro traz como tópico inicial ‘’As evidências do cotidiano’’’, onde apresenta as crenças silenciosas que possuímos ao tratarmos de coisas comuns, como por exemplo, quando perguntamos ‘’que horas são?’’ ou ‘’que dia é hoje’’, ao perguntamos acreditamos que o tempo existe e que ele passa. A partir disso vem a atitude filosófica que é quando começamos a questionar essas crenças, não aceitando as coisas sem antes questioná-las, isso nos leva a ter uma atitude crítica.

Quando estudamos filosofia somos levados a buscar o que ela é, e nos surpreendemos ao descobrir que não existe só uma definição, mas várias, são elas: Visão de mundo, Sabedoria de vida, Esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido, e Fundamentação teórica e critica dos conhecimentos e das práticas, desta forma chegamos a pergunta para que filosofia? É interessante por que não ouvimos ninguém perguntar para que matemática ou física, e sobre filosofia costuma-se que não serve para nada, isso por que costumamos dizer que uma coisa só serve se tiver alguma finalidade muito visível e de utilidade imediata. Porém a ciência só obtém conhecimentos graças ao pensamento.

Por que algo é útil ou inútil? Nossa sociedade julga algo útil pelos resultados imediatos, qual seria então a utilidade da filosofia? Se esquecermos o que a sociedade traz como útil, então a filosofia seria o mais útil de todos os saberes, pois é a partir do pensamento e do questionamento que teremos mais conhecimento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com