TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR

ALUNA: BIANCA LOPES DOS SANTOS

MATRÍCULA: 031132082

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA

DISCIPLINA: FILOSOFIA

PROFESSOR: MAURICIO UZEDA DE FARIA

ATIVIDADE ESCRITA – FILOSOFIA

Questão 01 Sabendo que ética e moral correspondem a conceitos distintos, ainda que complementares. Sabendo também que a atitude e a reflexão filosóficas apresentam suas características próprias. E para além do debate sobre políticas assistencialistas. Tendo por referência as ações individuais e “mínimas” que podemos desempenhar... Ações que - se fossem progressivamente conquistando uma amplitude maior - poderiam promover mudanças significativas na sociedade... Com atenção às demandas da sociedade brasileira, elabore um comentário geral sobre as propostas dos textos A e B, relacionando-as a um dos itens abaixo:

a) às temáticas Ética e Moral

Resposta: O texto A relata que boa parte da sociedade quando querem, unem-se para imposição de diversos fatores sociais, de certo modo que estes movimentos chamem atenção dos políticos, para que haja uma intervenção, mudança no comportamento atual do país. No texto B, compreende-se que não existe ‘’ debate ’’ e sim ‘’ ação ‘’ de uma pessoa que quer ‘’melhorar o mundo’’. Com base nestes relatos, observa-se que a sociedade está presa nas regras criadas no cotidiano (moral) que exemplifica o texto A, visto que o ser humano quer e tenta melhorar o mundo, mas não começa olhando para sí e para o modo que este age na sociedade. O texto B nos mostra que o ser humano, refletindo no que as pessoas cobram dos outros, tenta ajudar um ser que necessita de ajuda. Neste texto B, podemos observar a ética, que é o que pode-se extrair do comportamento humano nos seus valores morais.

b) às características da atitude e da reflexão filosóficas

Resposta: Muitas vezes julgamos o modo como os outros vivem e agem, e várias vezes passamos por situações que fazemos pior. A realidade é que falta atitude da população em querer melhorar o mundo, ajudando ao próximo, cuidado do meio ambiente, dentre outros. As pessoas preferem colocar a culpa no governo fazendo, como por exemplo movimentos sociais, e esquecem que para mudar tem que começar de dentro de casa, mudando nosso comportamento primeiramente. O texto B relata claramente o que o rapaz da imagem tirou das manifestações por melhorias no mundo, ele começou o mudando, tentando melhorar o mundo ajudando uma simples criança, um gesto que faz muita diferença. Se todas as pessoas que fazem manifestações no texto A fizessem o mesmo ato que o rapaz do texto B fez? O mundo estaria menos pior.

Podemos compreender que se as pessoas olhassem mais pra si e parasse de julgar os outros e o modo como agem e tentassem mudar seus atos, o mundo estaria bem melhor.

Questão 02 Nos movimentos de superações dos processos ideológicos de dominação social, é necessário ir além dos conceitos impostos, é necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as vias de alienação. Nessa perspectiva, escolha duas dentre as características da Ideologia (estudadas no Livro Didático de Filosofia), explique cada uma delas e aponte caminhos possíveis para superá-las, em prol da autonomia do pensar e da emancipação social no contexto brasileiro. Se preferir, pode contextualizar frente aos movimentos sociais.

Resposta: Representação social – Propaganda enganosa, mostra a sociedade unida, sem desigualdade social. Para que essa realidade mude, é preciso mudar a si próprio e suas atitudes em relação ao próximo e ao meio em que vive, mas tem que ocorrer essa mudança na sociedade em geral, só assim poderá haver um mundo melhor. Porém é impossível que haja uma igualdade social num mundo capitalista, mas é possível que haja uma intervenção para melhoria de vida a aqueles que necessitam.

Explicação da realidade – Demonstra em prol que as autoridades quem comandam, que não adianta ter movimentos sociais para mudança e melhorias, que de fato isso só ocorrerá se o governo aceitar. Este é um exemplo da realidade do Brasil, a maioria da população quer tirar a ‘’ presidenta ‘’ do poder, com o impeachment, porém isso não ocorrerá se o governo não quiser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com