TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Disciplina: Filosofia

Período: 2° Ano

Ano Letivo: 2015

Professor: Dr. Afonso Cavalcante

 e-mail: hiagosanhesp@gmail.com

Acadêmico: Hiago Sanches Peres Garcia

 

Continuação questões de filosofia:

13- cite pelo menos 10 argumentos sobre a filosofia.

“O filosofar é buscar de tudo que se vê, procurando respostas”
“A pessoa humana é dotada de cinco sentidos: olhos, ouvidos, tato, olfato e paladar...”

“Todos os atos permitem filosofar”

“Para os cristãos a alma vem de Deus”

“Para os gregos, segue a mitologia (Platão)”

“Essas idéias por fim, se transformarão num “DISCURSO MENTAL”, que, em seguida, se transformará em “DISCURSO VERBAL”, e neste último se exigirá, portanto, a linguagem, a inteligência, o poder e a força.”

“René Descartes diz que uma pessoa que tenha uma boa formação familiar, dificilmente retrocederá as conduta.”

“Verdade lógica – parte do objeto para o ser (advogado – cliente)”

“Verdade antológica – O sujeito cria a verdade (Deus cria a verdade antológica)”

14. Se o homem é sua alma, comente como isto pode ser comprovado?

A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma. A filosofia deve levar o homem a conhecer a si mesmo, conhecer os seus limites, as suas possibilidades. Busca a justiça e a solidariedade. A relação do homem com ele e com os outros e a relação dos outros com ele. Para ele o limite de sua sabedoria era a sua própria ignorância? Só sei que nada sei. Os erros que cometemos em nossa vida são culpa da nossa  ignorância. Não se proclamava sábio e tentava fazer com que as pessoas se sentissem ignorantes e que admitissem a sua ignorância e fazia isso através do perguntar e do questionar, Sócrates tanto fez isso que conquistou diversas inimizades.

15- duvide de tudo o que os outros apresentarem e também as coisas percebidas. Não aceite nada de primeira vida. Comente essa afirmação de Descarte com base em sua teoria. 

Em meu conhecimento, acredito que tudo que vemos pela primeira vez não temos como ter total conhecimento sobre a coisa, assim seja, atraves de estudos e busca de conhecimentos sobre aquilo, formamos um opnião com razão, portanto, temos uma total conclussão sobre a coisa e a garantia de fazer de modo correto e mais favoravel.

16- Nunca queira resolver um problema como tal. Faça a divisão do mesmo, em tantas partes quanto melhor for a compreensão. Justifique essa afirmativa com base em seus conhecimentos. 

Quando dividimos algum, ou seja, uma divida real ou de outras forma, temos uma certa facilidade para o conhecimento. A divisão acontece para facilitar o homem daquilo que esta incomodado ou e necessário para si.

Podemos dizer, ao dividirmos algum estamos ajudando uns aos outros para que tal coisa se conclua, e todos sejam beneficiados sobre aquilo.

17- Reúna todas as sínteses adquiridas da dedução colocando-as em ordem (da mais fácil para amais difícil). Justifique com base em Descarte.

René Descartes (1596 – 1650)

No inicio da idade moderna, leu as filosofias antigas e criou sua teoria;

Diz que existem ideias inatas e adquiridas;

É preciso deixar as coisas fluírem conforme elas existem;

Alma Intelectiva – vem de Deus;

No momento que Deus cria a alma intelectiva, coloca 2 idéias nela: PERFEIÇÃO, INFINITO;

Ideias adquiridas – Bom uso dos sentimentos (Bom senso).

18- como seria o discurso mental? 

O discurso mental representa a construção de nossas ideias que obtemos na nossa vida.

19- como seria o discurso verbal? 

É a expressão da linguagem em diversas formas, escritas, falada, por gestos, dentre outras.

20- quais são as formas de linguagens aplicadas?

“A linguagem corresponde ao uso de voz e de gestos, necessários para facilitar o entendimento. O uso da linguagem possibilita ao homem passar o seu discurso mental para o discurso verbal, transformando os seus pensamentos numa forte cadeia de palavras.”

A linguagem facilita o homem, de se comunicar com outras pessoas, Passar algum intelectual para outro ser, assim seja, através da comunicação.

22- apresente 4 causas e efeitos de cada um baseado em Descarte.

Diz que existem idéias inatas e adquiridas;

As ideias inatas para Descartes, as ideias inatas são aquelas que se originam da própria mente, independentemente de qualquer experiência anterior, e incluindo as ideias de um Deus Perfeito, da substância pensante e da matéria extensa

É preciso deixar as coisas fluírem conforme elas existem:

A natureza por exemplo, muito de nos não tem conhecimento o finge não saber, que dependemos muito da natureza, se não existisse o ambiente natural com certeza não estaremos hoje aqui para fazer este trabalho, o gás que respiramos co2 vem de um trabalho da natureza, e que os homens hoje em dia não da tanto valor, prejudicando a si mesmo com poluições e corte de arvores.

Alma Intelectiva – vem de Deus;

Aquilo, no que alguma coisa é conhecida, é objeto de conhecimento maior e anterior. Ora, a alma intelectiva do homem, no estado da vida presente, não conhece as razões eternas, porque não conhece a Deus, em quem existem tais razões e a quem está unido como a um ignoto, segundo diz Dionísio. Logo, a alma não conhece todas as coisas nas razões eternas.

Ideias adquiridas – Bom uso dos sentimentos (Bom senso).

Conforme estudamos a maneira certa de filosofar, aprendemos que temos que ter costumes para melhorias em nossas vidas, o bom humor e sempre favorável para si mesmo, garantido uma alta confiança da pessoa, assim seja, utilizando os sentimentos que temos da forma correta possível.

23- A dialética apresenta três fatores. O que significaria a Certeza? 

Pensamento Positivo, Negativo e Unidade.

O pensamento positivo resume-se em saúde, tempo, boa vontade, enquanto o Negativo é o oposto, sem saúde, tempo e má vontade. A Unidade entende que mesmo tendo saúde, esta não lhe é suficiente, mesmo tendo tempo, este não lhe é o bastante para os projetos, e mesmo tendo boa vontade, é atrapalhado pelas outras pessoas.

Exemplo:

- Positivo – Passamos no vestibular;

- Negativo – Submeter-se durante 5 anos às obrigações estudantis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com