TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  18/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

SESI FESP

Jurgen Habermas

Sala: 212

Equipe: Folha

Isabelle Defendi

Jessica Vitorini

Felipe Azevedo

Rafael Prata

CURITIBA

2015

Biografia

Nasceu em 18 de Junho de 1929, foi um grande filósofo e sociólogo, concluiu seu doutorado em filosofia na Universidade de Bona, em 1954, em seguida foi assistente no Instituto de Investigação Social de Frankfurt am Main (1956-1959).

No começo dos anos 60 realizou uma pesquisa sobre a participação estudantil na política alemã, conhecida como Student und Politik (Estudante e Politica), logo após, em 1961 obteve licença para ensinar (pela Universidade de Marburg), em seguida foi nomeado professor extraordinário de filosofia da Universidade de Heidelberg

Em 1964 foi nomeado professor titular de filosofia e sociologia da Universidade de Frankfurt, em 1971 co-diretor do Instituto Max Plank para a Investigação das Condições de Vida do Mundo Técnico-Científico, em Starnberg. Atualmente é um considerado um dos últimos representantes da escola de Frankfurt, em 1968, transferiu-se para Nova York, passando a lecionar na New School for Social Research de Nova York.(Nova Escola de Pesquisa)
  A partir de 1971, dirigiu o Instituto Max Planck, em Starnberg, na Baviera. Em 1983, transferiu-se para a Universidade Johann Wolfgang von Goethe, de Frankfurt, onde permaneceu até se aposentar, em 1994.

Jessica Vitorini

Comunicação, Poder e contra-poder na Sociedade em Rede

Este artigo apresenta um conjunto de hipóteses fundamentadas sobre a relação entre comunicação e relações de poder no contexto tecnológico que caracteriza a sociedade em rede. Com base em um corpo selecionado da literatura de comunicação, e de uma série de estudos de caso e exemplos, ele argumenta que os meios de comunicação tornaram-se o espaço social onde o poder está decidido. Ele mostra a relação direta entre a política, a política da mídia, a política do escândalo, bem como a crise de legitimidade política numa perspectiva global.      

Além disso, invoca a noção de que o desenvolvimento de redes interativas, horizontais de comunicação induziu o surgimento de uma nova forma de comunicação, auto comunicação de massa, através das redes de comunicação sem fio e Internet. Sob essas condições, a política insurgentes e movimentos sociais estão em condições de intervir de forma mais decisiva no novo espaço de comunicação. No entanto, a mídia corporativa e política também têm investido neste novo espaço de comunicação. Como resultado desses processos, meios de comunicação e redes de comunicação horizontais estão convergindo. O resultado líquido desta evolução é uma mudança histórica da esfera pública da esfera institucional para o novo espaço de comunicação.

Tema

Politica, midia e comunicação.

 

             Felipe Azevedo

História e crítica da opinião pública

Transformação da vida pública estrutural

Como os fundadores da Escola de Frankfurt, parte de Habermas reconhece as limitações do marxismo, mantendo a validade de muitos dos problemas apontados por Marx e análises fornecido por Weber. Não partilha o pessimismo radical que leva a primeira geração da Escola de Frankfurt e os objetivos para desenvolver a idéia de uma teoria da sociedade com a intenção prático.

O texto de Habermas procura explicar a emergência e o desenvolvimento de uma esfera pública onde a opinião pública é formada. O livro é dividido em três partes, primeiro é o surgimento e publicidade conceito histórico Bourgeois, em seguida, analisar a mudança estrutural que ocorre com transformação do Estado social eo surgimento dos meios de comunicação massas e por fim, ele percebe que sua perspectiva teórica e implicações regulamentos do mesmo.

Tema

Esse texto diz respeito ao assunto radicalmente oito assunto e o texto do mesmo capítulo: "universos de construção direitos políticos dos cidadãos ". A que se refere mais especificamente às rubricas "Espaço Público e Cidadania: Comunicação política e opinião pública" e "cobertura da mídia sobre a vida política".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com