TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  31/8/2015  •  Resenha  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  2.351 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o texto sobre Platão (as páginas 15, 16, 23 (Mênon) 24,
25, 26, 27, 28, 31, 32, 33, 34 e 35 - "Textos básicos de Ética" de Danilo Marcondes) e responda as questões abaixo.

  1. Segundo Platão, qual a importância do conhecimento do Bem para a conduta ética?

Resposta: Segundo Danilo Marcondes, Platão diz para Sócrates “ Nos últimos limites do mundo inteligível aparece-me  a idéia do Bem, que se percebe com dificuldades, mas que não se pode ver sem se concluir que ela é  causa de tudo que há de reto e de belo” ( A República,517 c); Conhecer o bem, conhece também a verdade, a justiça a beleza, é por isso esse motivo que concepção ética de Platão ficou conhecida como “ metafísica do Bem, sendo o fundamento da ética.

  1. Como pode ser definida a virtude, segundo Mênon

Resposta: Segundo Danilo Marcondes, Mênon afirma que  que a coragem parece ser uma virtude, e também a prudência, a sabedoria, a grandeza d’ alma e numerosas outras, desejar e conseguir coisas boas.

  1. Por que, para Platão, a virtude não pode ser ensinada

Resposta: Segundo Danilo Marcondes, Platão diz que  a virtude não pode ser ensinada;ou já trazemos conosco ou nada será  capaz de incuti – lá em nós;deve ser inata. Porém encontra-se adormecida em cada uma das pessoas.

Questões do texto o Sistema Aristotélico – Marcondes

1 – Como podemos entender a relação entre o pensamento de Platão e o de  seu mestre Sócrates?

Resposta: Segundo Marcondes as ideais pré – socráticas consiste e m grande parte em considerar que esse filósofos  enfrentaram certas dificuldades e problemas porque não fizeram determinadas distinções acerca das noções que discutiram, provocando portanto confusões  conceituais, de certo modo tanto a teoria aristotélica quanto a da causalidade visam  resolver o impasse, até certo ponto ainda presente em Platão, entre monismo de Parmênides  e as teorias pré – socráticas do fluxo e do movimento, como o atomismo.

3 – Como se pode interpretar  o sentido e a importância  da doutrina da reminiscência?

Resposta: A teoria  da reminiscência desenvolve-se em três  diálogos: Essência  e acidente é aquilo que faz com que a coisa seja o que é , a unidade que serve de suporte ao  predicados; Necessidade e contingência são necessária não pode deixar de tê –las e;  ato e impotência permite  explicar a mudança e a transformação, onde a idéia são recordações de vidas passadas.

5 – Qual é o papel da teoria das idéias no pensamento de Platão?

Resposta:  Afirmar que o mundo que conhecemos através  dos cinco sentidos, o mundo sensível, é um mundo imperfeito, é uma cópia escura do mundo real do mundo das idéias.

Atividade de aprendizagem pág. 81

1 - Segundo Sócrates a filosofia deve ser vista com um olhar eroticamente, amorosamente,entendendo cada vez mais as coisas e o mundo, sempre buscando a verdade; já Platão procura na filosofia a realização de um desejo a posse da verdade ambos buscavam sempre a verdade. Para ser um administrador público ele não precisa de vocação, ele pode com o tempo buscando se aperfeiçoar, amar a profissão, assim como disse Sócrates e Platão, nem sempre aquele que não gosta é um péssimo administrador muito pelo contrario, com o tempo aprendemos a amar e gostar semre em busca da melhor verdade para a profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com