TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 13

     [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

POLO: SÃO PEDRO DO SUL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

VANESSA DIAS VIEIRA – RA: 434412

FERNANDA PEDROSO – RA: 428459

JÉSSICA FIALHO DE MELLO – RA: 439058

ANGELA MARCIA GONÇALVES DIA – RA: S430537

LILIANA CASSOL DOS SANTOS – RA: 8311761368

MAURÍLIA D’AVILA – RA: 436863

                           

O DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

             

PROFESSORA: Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

   

São Pedro do Sul, 01 de outubro de 2013.

Introdução.

Este presente trabalho mostra as dificuldades dos operários, com a modernização e o capitalismo em decorrência destes problemas sociais, teve o surgimento do serviço social para o auxilio das classes menos favorecidas.

OPERARIADOS E BURGUESES

O filme Tempos Modernos, mostra a angústia sociais, dos homens e mulheres, com o novo modelo capitalista, o aumento das desigualdades sociais, entre a vida dos proletariados e a vida dos burgueses, os mesmos que exploram os proletariados, com o seu trabalho são eles que alimentam, confortam a burguesia.

Mostra o trabalho braçal em máquinas, a sobrecarga desse trabalho, em fábricas e indústrias, com esse trabalho cansativo e repetitivo os operários foram os mais afetados com depressão e stress, os donos de fábrica não tinham a menor preocupação se os trabalhadores teriam problemas de saúde, a única visão era gerar lucros.

Desempregados e com fome, esses trabalhadores se sujeitavam a furtar para sobre viver, com todas as mudanças ocorridas e o desemprego, os antigos funcionários de fábricas que não tinham emprego e não tendo com ter o seu sustento, alguns assaltavam até o comercio por sobre vivencia.

Tentaram se manifestar por seus direitos, mas eram vetados pela policia, o protagonista do filme Carlitos foi três vezes preso sem poder se explicar, a polícia era uma total desordem social, não havia leis, prendiam e soltavam no momento que eles achavam certo.

A classe burguesa não era só desigualdade e injustiça, o proletariado desejava ter o conforto de um lar, com todos os direitos dos burgueses, para eles o trabalho era o seu meio de sobre vivencia.

Mostra a exploração, desumanização da realização de trabalho, e também uma critica a modernidade e ao capitalismo, foi mostrado no filme um sistema desigual da época e a realidade de operários e patrões.

                    

SERVIÇO SOCIAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

 Na década de 30 o Distrito Federal que na época era na cidade do Rio de Janeiro, possuía uma população numerosa em decorrência do êxodo rural, com a desestruturação da agricultura foram obrigados a abandonar o campo e passaram necessidades quando chegaram à cidade; com isso era inevitável a migração em razão da Industrialização, e com a escassez no campo e o crescimento da oferta de trabalho na cidade.        

         Neste mesmo período a economia do Brasil passava de agrário - exportadora para Industrial, ocorreu também a construção das indústrias, que necessitavam suprimentos de energia.

O Serviço Social teve surgimento no Brasil, no amplo movimento social que a Igreja Católica com o objetivo de cristianizar a sociedade, com o crescimento da industrialização e das áreas urbanas, tiveram que controlar a massa operária, com isso estado absorve parte das reivindicações populares, que lutavam por, alimentação, moradia, saúde, ampliando as bases e o reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial.

Essas atitudes tem principalmente o interesse do estado e das classes dominantes em partes o operariado, sob sua manipulação e denominação.                                              Durante o período da ditadura (1937/1945) foram criado as instituições de assistência social no Brasil, foi criado o Conselho Nacional de Serviço Social no ano de 1938, seu objetivo era organizar as obras assistências públicas e privadas, também foi criada a Legião Brasileira de Assistência no ano de 1942, organizada em consequência do engaja mento do País na Segunda Guerra Mundial, o objetivo era prover as  necessidades das familiares, cujo os chefes dessas famílias tenham ido pra a guerra, mesmo dispondo  de técnicas capacitadas para função, o comando LBA sempre foi das Primeiras Damas, caracterizando a filantropia.

         As Instituições Sociais e Assistenciais tornam-se instrumentos de controle social e político dos setores dominados e de manutenção do sistema de produção tanto por seus efeitos econômicos.

         O período de 1946 á 1964 não teve mudanças significativas no campo de instituições de assistência, foi dado continuidade ao controle nas relações existentes.

 Nos anos 50 a partir da modernização, no governo do Presidente Juscelino Kubitschek, as instituições de assistência são instrumentos de veiculação de políticas sociais com aspectos claramente assistencialistas, a partir da mudança política do regime político de 1964, em consequência da ditadura militar, os recursos para instituições são reduzidos, no entanto mesmo com o crescimento econômico a classe trabalhadora continuava o empobrecimento crescente.

         Na década de 70, as instituições são influenciadas pela política desenvolvimentista, burocrática e modernizada, na década de 80 como consequência do fracasso da economia, foi registrado níveis expressivos de miséria absoluta, índices de mortalidade infantil e desnutrição conforme foi previsto na constituição Federal de 1988, neste mesmo ano temos o reconhecimento de Assistência Social como tendo status de Política de Seguridade Social, passando a ser um direito do cidadão e não um favor de estado ou de entidades filantrópicos, mas somente em 1993 foram regulamentados artigos pertinentes às instituições de assistência, caracterizando o desinteresse do poder público com a assistência e sua desvinculação das relações históricas de clientelismos político e filantropia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (339.7 Kb)   docx (203.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com