TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  17/10/2015  •  Dissertação  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

        Anhanguera  Educacional Uniderp

Pedagogia Licenciatura- Fundamentos Filosóficos da Educação

Profa. Rosangela Brito de Mattos

Agudos 25/09/2013

Ana Paula Amâncio RA 7930660934

Carlos Eduardo Pereira RA 9978022739

Denise Mara da Silva Franco RA 7932712632

Marcela de Fátima Ferreira RA 7703658768

Priscila Ramos Ernesto RA 7983723259

Introdução

     Filosofia interpreta a educação e remete a uma constante reflexão principalmente sobre a relação entre educador e educando. Por meio da filosofia o homem torna-se crítico, sempre estará presente na educação, possibilitando a busca de transformação da sociedade.

     Portanto, é exatamente na Educação que a Filosofia se aplica, é o seu campo de atuação, sendo assim proporciona o amadurecimento (preparo), da pessoa para vivenciar experiências no cotidiano, desenvolvendo seu senso crítico e autonomia.

     

A Natureza da Filosofia e seu Ensino

Auguste Rodin (O Pensador)

A imagem nos remete ao pensamento profundo sobre a vida, saber os valores em nós embutidos. Pensa na natureza, em suma, simboliza o pensamento. Podemos dizer que aquele que pensa eleva-se a um patamar muito acima do mundo físico e mesmo intelectual, ele entra no domínio da alma, o maior do universo, para lá do físico, para lá do cérebro está a alma.

Assim como a escultura “O Pensador”, de Auguste Rodin, é o símbolo do pensamento, é evidente que desenvolver o pensamento humano é a definição de Filosofia, que muito contribui com a Educação, no que diz respeito ao estímulo dos educandos a tornar-se seres críticos e questionadores. Existe dificuldade de implantar Filosofia no currículo escolar, no entanto, observando sua dimensão e importância no desenvolvimento do ser humano, fica claro o quanto amplia o conhecimento, abre possibilidade de exploração das situações vivenciadas diariamente, por isso, quando se trata de valores morais, ética, livre arbítrio e também natureza do conhecimento, durante a vida escolar, é notório o quanto Filosofia é importante na Educação.

Novas Perspectivas para a educação no Século XXI. A Práxis

transformadora e a futuridade histórica.

          A sociedade do século XXI tem que buscar uma educação para a autonomia, despertando a curiosidade e induzir à crítica. Compete ao educador incentivar esses aspectos em sala de aula e contribuir para a formação de um indivíduo responsável, independente e cidadão. É preciso educar para que futuramente  a sociedade se torne menos injusta, para que se amplie a compreensão em todas as áreas do conhecimento.

           Quando a educação é bem implantada, desde os primeiros anos de vida, o educando tende a desenvolver-se e torna-se capacitado.

A indústria cultural invade a escola brasileira

Nos dias atuais é crescente o índice de estudos, que visam investigar de que forma caminha a educação brasileira, o que inclui necessariamente uma significativa observação dos erros, acertos e desafios diante da indústria cultural que desencadeia em ritmo acelerado. O papel da indústria cultural é influenciar indivíduos tornando-os incapazes de julgar e tomar decisões conscientes.

Transformações econômicas, assim sendo o fortalecimento do comércio após a revolução industrial européia, fizeram com que o capitalismo fortalecesse, portanto, desencadeou avanços na tecnologia, o homem voltara seu interesse para a economia, era uma nova ideia de como se devia viver, (uma busca constante por “posse”), e com toda intensidade dessa busca entra o individualismo, que está inserido na indústria cultural.

Segundo adorno na indústria do ter, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerando um exemplo disso é o sistema. O que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com