TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  8.551 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE

Desde suas raízes, a filosofia abrange o conhecimento como um todo, vinculando as mais diversas áreas do saber para alcançar uma ampla compreensão da realidade. Posteriormente, com o avanço científico da modernidade, o conhecimento passa a destacar campos específicos, privilegiando, por meio de recortes investigativos, determinados objetos de estudo. Tal avanço interfere decisivamente em todos os segmentos da sociedade, afetando não só os paradigmas científicos, mas também a vida e os valores de cada ser humano.

Considerando o exposto acima e com base nas transformações sucessivas, gradativas ou radicais no campo dos valores, analise a concepção de ética planetária no contexto da sociedade globalizada contemporânea.

Resposta:

Fronteiras foram quebradas a partir da globalização, por mais tradicional e conservador que um país ou pessoa possa ser, é necessário se auto avaliar à respeito dos valores morais e éticos, respeitando a religião, tradição e o modo de viver de cada um.

Para o convívio, é necessário o respeito com as diferenças, a globalização permitiu um maior contato, exigindo que essas diferenças convivam e que ocorra compreensão da necessidade de respeito e tolerância a culturas distintas, nenhuma cultura tem direito de tentar anular as demais.

Por mais que pertençamos a uma mesma cultura, temos muitas coisas em comum, mas também muitas maneiras distintas de entender o mundo, quando a base cultural é diferente, as diferenças de valores e tradições podem ser muito grandes.

A ética busca valores comuns entre as culturas e propõe novas condutas que atendam diferentes costumes, em um mundo cada vez mais globalizado, a tendência é que surjam conflitos e intolerâncias no contato de tradições distintas, o diálogo entre as culturas deve ocorrer na busca por uma linguagem comum.

Assim podemos dizer que a globalização necessita da ética porque permite colocar vários valores morais de culturas diferentes em contato, sendo necessário assumir condutas que possam lidar com essa diferença de condutas éticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com