TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  9/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Questões – Cap. 5 – Filosofia e Filosofia da Educação – Livro Filosofia da Educação (PLT)

1.  Ele é uma práxis no sentido em que envolve prática e teoria simultaneamente. Essa atividade fica comprometida a partir do momento em que o trabalho se torna exploratório, resultando na alienação.

7. É um conjunto de ideias, concepções, opiniões, crenças sobre algum ponto sujeito a discussão, bem como normas estabelecidas a partir de valores.

 

10. As frases a seguir são ideológicas porque defendem um ponto de vista, uma ideia referente à educação. A característica intrínseca referente a essa ideologia é a lacunar, uma vez o enunciado “a educação é um direito de todos” refere-se a algo vazio de sentido, pois o direito à assegurado, mas na prática é ocultado crianças que ainda estão fora da escola devido a condições precárias de vida.

11. a) Sim, porque vivemos em uma sociedade onde o especialista é engrandecido em detrimento do não especialista. São os tecnocratas que ditam e decidem às regras sociais. Desse modo, o conhecimento de mundo, a experiência de vida são relegados a segundo plano.

13. b) Fazer com que o conflito se torne algo natural na busca pelo conhecimento, já que é mediante o conflito e, posteriormente, sua resolução que se alcançará crescimento humano e, consequentemente, intelectual.

16. a) O consumo em “Eu Etiqueta”, poema de Carlos Drummond de Andrade, pressupõe relação de comportamento, bem como fabricação da identidade mediante a exibição de mercadorias, onde o meios de produção levam os trabalhadores a perderem a sua capacidade de escolha, tornando-se divulgadores de marcas, através da cultura de consumo que reflete uma recriação da identidade por meio da moda que conta com o auxílio da publicidade para se fazer valorizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (116.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com