TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  12/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

GEOGRAFRIA – CAPITULO 11

Agrossistemas ou sistemas agrários: É um sistema onde se observam os cultivos ou criações são praticados, como é a relação da agricultura ou da pecuária.

Agropecuária intensiva: é aquela em que existe uma elevada densidade da criação ou do cultivo.

Agropecuária extensiva: é aquela em que a densidade do gado ou das culturas é baixa. Pelo fato de o lugar ser muito extenso.

Propriedade privada: é quando um individuo tem a propriedade da terra, pode fazer oque bem intender.

Propriedade estatal: é quando o governo federal, estadual ou municipal é dono da terra onde os trabalhadores funcionários públicos usam.

Propriedade coletiva: é aquela que pertence a toda a comunidade ex: terras indígenas.

Agrossistemas tradicionais: São onde não são usados maquinas e sim o trabalho manual;

Agrossistemas modernos: São aqueles que o uso de maquinas predominam.

Agrossistemas alternativos:  onde tentam ao máximo evitar o uso de maquinas e produtos químicos que possa comprometer o meio ambiente.

Agricultura itinerante: É um ciclo de cultivo, onde usam até se esgotar o solo, depois de um tempo, com a vegetação já crescida, começam a trabalhar novamente na área.

Agricultura de jardinagem: são agriculturas onde se usa muito o trabalho manual, e cuidadoso, e são distribuído geralmente para população local, e regional.

Pastoreio nômade ou transumante: trata-se de um pastoreio de animais como: ovelhas, cabras, e vacas. E são levadas de um lugar para o outro, em busca de agua.

Agricultura mediterrânea: é um tipo de agricultura que apresenta um claro contraste entre a terra não irrigada e a irrigada. Onde são cultivadas geralmente, a azeitona, trigo.

Agrossistemas modernos: São aqueles que usam maquinas de ponta, agrotóxicos, adubos químicos, animais selecionados, e técnicas para corrigir o solos .

Agrossistemas alternativos: Representa uma forma de produção ecologicamente correta para amenizar os problemas sociais e ambientais

GEOGRAFIA - CAPITULO 13  

Gerações: a estrutura etária

A população costuma ser classificada  de acordo com a idade, chamada Distribuição etária, isto é dividida por idades em três faixas etárias.

- Jovens: até 15 anos; “Países jovens”: São aqueles que tem mais de 30% da população na faixa etária jovem.

- Adultos : 15 a 64 anos; “Países maduros”:  São aqueles que tem menos de 30% da população com até 15 anos de idade.

- Idosos ou terceira idade: de 65 anos em diante

Uma crise do patriarcalismo?

A crise do patriarcalismo é acompanhada pela mobilização das mulheres e dos homossexuas. P patriarcalismo não apenas implica uma dominação do homem sobre a mulher, mas também uma imposição da heterossexualidade: qualquer outra forma de sexualidade diferente desta é reprimida

Quem foi Indira Gandhi? Foi a primeira mulher a se tornar chefe de governo neste pais(India).

População ativa e setores de atividades

População ativa:  Define-se como população economicamente ativa todas as pessoas, de 15 até 64 anos de idade, que estão empenhadas em ocupações remuneradas, incluem-se também pessoas que estão a proc/ura de um emprego.

População inativa: são as crianças, e as pessoas que trabalham somente em casa, sem remuneração.

SETORES DE ATIVIDADE

Setor Primário 

O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

Setor Secundário

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com