TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  5/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.142 Palavras (13 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 13

https://www.youtube.com/watch?v=2qXiRPR2IXY

https://www.youtube.com/watch?v=nEMuGDhsnHk

http://www.significados.com.br/senso-comum/

http://pt.slideshare.net/jbarbo00/senso-comum-e-cincia

http://duvida-metodica.blogspot.pt/2009/05/algumas-diferencas-entre-o-senso-comum.html

http://www.sempretops.com/educacao/senso-comum-exemplos/

http://pt.slideshare.net/JosAntonio6/senso-comum-x-conhecimento-cientfico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Senso_comum

Guião

Introdução (diapositivo 2)

Neste trabalho iremos conhecer melhor os temas senso comum e conhecimento comum. No nosso dia-a-dia usamos por diversas vezes o termo senso comum. Mas será que sabemos realmente do que se trata? Isso vamos descobrir nessa apresentação. Tanto o senso comum como o conhecimento científico são formas de conhecimento. Mas afinal o que é conhecer? Em que consiste o conhecimento? Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Conhecer é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido. O conhecimento sempre implica numa dualidade de realidades: de um lado, o sujeito e, de outro, o objeto conhecido. Existem vários tipos de conhecimento mas os que vamos abordar hoje são o conhecimento científico e o senso comum. O senso comum é chamado o conhecimento do povo, obtido ao acaso, após inúmeras tentativas. O conhecimento científico vai além do senso comum: por meio dele, além do fenômeno, conhecem-se suas causas e as leis que o regem. Pode-se dizer que é certo, pois sabe explicar os motivos da sua certeza; é geral, porque conhece no real o que há de mais universal; é metódico e sistemático; além de ter a capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzirem ou aplicar as leis, de prever eventos futuros.

Todo o conhecimento, tanto comum como científico é formado por elementos fornecidos pela intuição sensível e elaborados pelo pensamento. O conhecimento comum é quase sempre o produto de uma elaboração espontânea da razão, ao passo que o conhecimento científico resulta de uma elaboração refletida, metódica, prosseguida de modo voluntário e, por vezes, árduo.

Senso comum- definição (diapositivo 3)

O senso comum é definido como uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se vai acumulando ao longo dos tempos. Ou seja, este tipo de conhecimento é caracterizado por se passar de geração para geração, ou seja dos avós para os nossos pais e assim sucessivamente. O senso comum  (ou conhecimento vulgar) é a primeira visão que nós obtemos do mundo. Quando temos os nossos primeiros anos de vida aquilo que nos é transmitido não são conhecimentos científicos, mas antes coisas caracterizadas pelo senso comum. Por exemplo, quando somos crianças os nosso pais dizem-nos para não tocarmos no fogo pois este queima. É do nosso senso comum não tocar no fogo pois vamos nos magoar. Contudo em criança não sabemos a justificação científica para aquilo acontecer, mas acreditamos. O facto de acreditar nesta proposição podemos ser induzidos em erro de acreditar que o senso comum é o mesmo que crença. Mas este são distintos. Senso comum é aquilo que aprendemos em nosso dia a dia e que não precisamos aprofundar para obter resultados. O senso comum não é a atitude tomada em si, mas sim a conceção e a perspetiva criada pela pessoa sem a real intervenção do indivíduo. Logo, o senso comum é um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais. Pelo contrário a crença parte do individuo e não da sua cultura. O senso comum é proveniente da herança que é obtida a partir do grupo social que frequentamos, dos nossos pais, avós e cultura. O senso comum não depende de uma justificação científica nem de um raciocínio logico para ser conhecimento. O seu valor é essencialmente prático e utilitário. A sua preocupação não é a de nos dar a verdade acerca do modo como funciona o mundo, mas a de sabermos o que devemos fazer nas diversas situações da vida.

Como se forma o senso comum (diapositivo 4)

O conhecimento do senso comum pode formar-se de várias maneiras:

  1. Pode ser por experiência pessoal
  2. Por meio de testemunho dos outros

Muitas coisas que aprendemos são-nos transmitidas e contadas pelos outros. Confiando nos outros, no seu testemunho podemos beneficiar das observações e generalizações empíricas por eles realizadas. O testemunho dos outros significa, neste contexto “tradição”. A palavra “tradição” significa “transmissão”. A tradição é a forma de a experiencia e de o saber acumulados por gerações passadas serem transmitidos aos mais jovens. Muitos ofícios ensinavam-se de pais para filhos.

No conhecimento comum, as sensações obtidas pelos órgãos dos sentidos são elaboradas inconscientemente em perceções, depois, o espírito, graças à memória, compara entre si as diversas perceções, analisa-as e observa, assim, certos retornos de fenómenos análogos. Muito naturalmente, o espírito aguarda o seu reaparecimento e torna-se capaz, em certa medida, de os prever; formula, assim, leis empíricas, como as seguintes: todo o homem morre; o fogo coze os alimentos e queima.

Características do senso comum (diapositivo 5)

O senso comum é aceite por todos e é passado de geração em geração. O que é transmitido é recebido como se fosse uma verdade indubitável e não existe preocupação em comprovar cientificamente a sua veracidade. É um conhecimento asseado na experiência vivida, organizado a partir de uma ordem subjectiva. As suas crenças não tem uma base metódica

O senso comum é também caracterizado pelo seu: 

Caráter empírico – o senso comum é um saber que deriva diretamente da experiência quotidiana, não utilizando, por isso, uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessa experiência.

 

Caráter assistemático – o senso comum não é estruturado racionalmente, tanto ao nível da sua aquisição, como ao nível da sua construção, não existe um plano ou um projeto racional que lhe dê coerência.

 

Caráter ametódico – o senso comum não tem método, ou seja, é um saber que não segue nenhum conjunto de regras formais. Os indivíduos adquirem-no sem esforço e sem estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (306.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com