TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Para Crianças

Por:   •  25/4/2016  •  Monografia  •  16.053 Palavras (65 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 65

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO - IESMA

CURSO DE FILOSOFIA

FRANCIGLEYSON DOS SANTOS NASCIMENTO

O QUE É FILOSOFIA PARA CRIANÇAS:

PROGRAMA DE MATTHEW LIPMAN

São Luís

2016

FRANCIGLEYSON DOS SANTOS NASCIMENTO

O QUE É FILOSOFIA PARA CRIANÇAS:

PROGRAMA DE MATTHEW LIPMAN

Monografia apresentada ao Curso de Filosofia do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Filosofia.

Orientador: Prof. Dr. José Assunção Fernandes Leite

São Luís

2016

FRANCIGLEYSON DOS SANTOS NASCIMENTO

O QUE É FILOSOFIA PARA CRIANÇAS:

PROGRAMA DE MATTHEW LIPMAN

Monografia apresentada ao Curso de Filosofia do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Filosofia.

Aprovada em ____/____/____

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________________________

Prof. José Assunção Fernandes Leite (Orientador)

Doutor em Filosofia Antiga

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -  PUC –SP

_______________________________________________________________

Girsivânia Teixeira dos Prazeres

_________________________________________________________________

Emanuel Itayron

Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA

Á Deus pelo dom da vida.

A meus pais Francisco de Assis Silva Nascimento e Maria Elicréia Pereira dos Santos (In Memoriam).

Pela Minha madrinha Maria do Socorro da Silva Nascimento pelo incentivo e carinho constante.

Ao Frei José Augusto dos Santos Silva por sempre acreditar em mim.

Aos meus colegas de Turma de Filosofia.

Aos meus irmãos (Denise e Cleyton) transmissores de inesgotáveis, e colossais, forças. Verdadeiras estrelas que iluminam a minha vida e os meus débeis passos das densas neblinas, que cobrem os caminhos, da existência.

Aos meus professores, pela atenção e generosa contribuição na formação intelectual.

AGRADECIMENTOS

A Deus pelo dom da vida, pela capacidade de inteligência e sabedoria.

A minha família por acreditar em mim e nas minhas capacidades. Em especial, minha madrinha Maria do Socorro Silva Nascimento, pelo incentivo constante e suas orações.

Uma palavra de especial agradecimento ao Professor Doutor José Fernandes pelas críticas, sugestões e correções, que muito contribuíram para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido, bem como a preciosa colaboração na procura de referências para a realização do trabalho.

Ao meu amigo Frei José Augusto dos Santos Silva por sempre acreditar em mim.

Aos meus amigos de sala de aula e do IESMA, pelos grandes momentos que partilhamos e pela amizade que concretizamos como sinal de nosso companheirismo. Em especial, ao seminarista Francisco Edvan que foi como um irmão durante esta caminhada.

Enfim, todos meus amigos e amigas que mesmo direta ou indiretamente contribuíram para a concretização deste trabalho.

“Fazer filosofia não é uma questão de idades, mas de habilidades em refletir escrupulosa e corajosamente sobre o que se considera importante”.

(Matthew Lipman)

RESUMO

Este trabalho pesquisa o pensamento teórico existente no programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Procura apresentar os conceitos fulcrais do programa de Lipman. Primeiro examinamos e pesquisamos o porquê da filosofia para entendermos quais as fontes que alicerçam todo esse projeto. Para entendermos de forma clara quais as raízes e quais as influências que moldaram o pensamento de Lipman. Na segunda parte analisamos os pressupostos teóricos e metodológicos do programa de Filosofia para Crianças suscitando os elementos constitutivos da sua estruturação, da sua legitimidade e do porquê de Lipman ter escolhido a filosofia como agente principal de uma educação para pensar. Investigamos os fundamentos da filosofia para crianças, procuramos realizar uma dissecagem anatómica dos mais relevantes conceitos do programa. Indagamos, através dessa pesquisa, uma melhor compreensão dos conceitos chave do projeto: Comunidade de Investigação como agente dinamizador educativo, O questionamento, os Diálogos Filosóficos, a Filosofia na Comunidade de Investigação, o Desenvolvimento de um pensar de Ordem Superior e o Pensamento Crítico. E na terceira parte abordamos a Importância do Ensino de Filosofia para Crianças, a Educação e a Filosofia para Crianças e a Democracia e a Filosofia para Crianças, tentando apontar os desafios e possibilidades para a concretização do Programa de Filosofia para Crianças.

Palavras-chave: Filosofia. Educação. Comunidade de Investigação. Pensamento Superior. Moral. Democracia.

ABSTRACT

This paper research the existing theoretical thinking in the philosophy program for children Matthew Lipman. Seeks to present the key concepts of the Lipman program. First we examine and research the philosophy of why to understand which sources underpinning this whole project. To understand clearly what the roots and what influences have shaped the thinking of Lipman. In the second part we analyze the theoretical and methodological assumptions of the philosophy program for children raising the elements of its structure, its legitimacy and why Lipman have chosen philosophy as the main agent of an education to think. We investigated the foundations of philosophy for children, we try to perform an anatomical dissecagem of the most important concepts of the program. We inquired, through this research, a better understanding of the key concepts of the project: Community Research and education a catalyst, the questioning, the Philosophical Dialogue, Philosophy in Community Research, Development of thinking of higher order and critical thinking. And in the third part we address the Philosophy of Education Importance for Children, Education and the Philosophy for Children and Democracy and the Philosophy for Children, trying to point out the challenges and possibilities for the implementation of the Philosophy for Children Program.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (104.7 Kb)   pdf (431.3 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com