TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia: RELATÓRIO

Por:   •  17/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Página 36

2-) É na sociedade, no convívio com nossos iguais, que a liberdade nasce. Com a oposição de polos, mantemos ela viva. Porém, ao mesmo tempo, há elementos na sociedade que iludem e oprimem nossa liberdade, e esses devem ser criticados.

3-) A razão instrumental, que serve para qualquer fim, produz um vínculo de domínio mas não de harmonia. Porém, na sociedade administrada, os conflitos são dissimulados e a oposição desaparece.

4-) É o nome da ação de perder sua dimensão crítica. Pois, sem a dimensão crítica, o indivíduo não pode lutar contra o que o reprime, o que vai contra ele.

5-) Quando ele não é legítimo, justo e não atende os interesses da população e/ou não é aceito por ela.

Página 37 cotidianamente

1-)a) O povo não deve servir às vontades do Estado, e sim obedecer às regras, essas que visam seu próprio bem {do povo}, e assim será livre.

b) Que as leis fazem o povo se respeitar e visam alcançar harmonia entre os indivíduos, e essas não podem ser influenciadas por interesses particulares.

3-) Nós acreditamos viver em regime democrático, esse que nos dá a liberdade de escolhermos nossos representantes. Porém, vivemos em um mundo capitalista onde os mais ricos tem poder. As grandes organizações financeiras exercem um grande poder sobre as nações e os indivíduos, e nelas não há democracia, o que nos faz questionar se realmente escolhemos nossos representantes.

4-) a) Lipovetsky aponta como características positiva que no consumismo há muito que pode ser reequilibrado para evitar o hiperconsumismo, mas nem tudo é digno de ser descartado. Nem tudo está dado, tudo está para inventar, sem modelo garantido. Como pontos negativos, autor afirma que o consumismo é um obstáculo para o desenvolvimento da diversidade humana, e se trata de uma tarefa árdua, incerta e sem fim. O hiperconsumismo esmaga os horizontes da vida.

b) Marcuse e Foucalt criticam o consumismo, o apontando como um sistema falho e que deve ser substituído. Já Lipovetsky diz que o consumismo tem fatores bons que não devem ser rejeitados, mas sim reajustados e equilibrados.

c) Vejo o consumismo como algo incerto, irregular, injusto, prejudicial e selvagem. Concordo com Lipovtsky quando ele afirma que há pontos que devem ser reequilibrados e nem tudo deve ser descartado, mas, para mim, precisa de grandes modificações.

Página 51

1-) Apesar da tolerância ser essencial para a vida social em harmonia, já que vivemos em uma sociedade nada uniforme e cheia de contrastes e oposições, já está em nossos valores a concepção de que quem respeita a moral merece nosso respeito. Os grupos citados, em nossa concepção e valores atuais, se mostram com ideias e valores ultrapassados e que desrespeitam a moral e os valores de outros grupos, por isso, por irem contra os direitos humanos, é tão difícil ser tolerante com suas ideias e moral.

Creio que nossos desejos devem ser filtrados para evitar que esses desrespeitem a moral, e para mim, a consciência é este filtro. Portanto, comos seres morais, a consciência deve ser o nosso maior filtro, pois essa age cotidianamente e até sem que nós percebermos. Isso não quer dizer que ela seja o único filtro necessário, e para isso, em nossa sociedade, estão as leis e outros limites.

Acredito que não sejamos totalmente livres, e que em sociedade, não podemos. Pois nossos desejos e ações, sem esses filtros que citei acima e em plena liberdade, podem se tornar problemas e causar o caos. Acontece que a liberdade humana necessita de limites para que um indivíduo não prejudique o outro, e se eles não existem, o caos é instalado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com