TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia - Sócrates

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

  Sócrates nasceu em Atenas, foi considerado o marco divisório da história da filosofia grega, por isso os que o antecederam são chamados de pré-socráticos e os que o sucederam de pós-socráticos.

  Ele era filho de um escultor e de uma parteira e essa dupla o inspirou a dar a luz em suas próprias idéias.

   Desenvolveu o saber filosófico em praças públicas conversando com jovens, demonstrando que era preciso unir a vida concreta ao pensamento, ou seja, era preciso unir o saber ao fazer, a consciência intelectual a consciência prática e moral (ter um equilíbrio entre o que pensamos e realizamos).

  Ele se concentrou na problemática do homem, sendo contrário ao relativismo dos sofistas e se opondo à questão da moralidade e ao uso da retórica para atingir a interesses particulares que eles usavam.

 A pergunta principal que Sócrates tentava responder era: “O que é essência do homem”, ele respondia dizendo que o homem é a sua alma, que a alma é como a sede da razão, o nosso eu consciente, que inclui a consciência intelectual e a consciência moral, distinguindo o ser humano de todos os outros seres da natureza. Ele dizia que o autoconhecimento é o ponto fundamental da filosofia, afirmando ele: “Conhece-te a ti mesmo”.

  Desenvolveu sua filosofia com diálogo os críticos que eram divididos em dois momentos a ironia e a maiêutica:

    Ironia quer dizer, no grego, interrogação, Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber, que tinham certeza, e ao decorrer do diálogo ele evidenciava as contradições afirmadas pelos mesmos. Atingindo o seu objetivo de demolir nos discípulos o orgulho e a ignorância, adquirindo consciência da própria ignorância, admitindo ele: “Sei que nada sei”. Tendo essa um caráter purificador, levando os discípulos a confessarem suas próprias contradições

    Já a maiêutica iniciou um caminho de reconstrução de suas próprias idéias, fazendo com que seus discípulos concebessem-nas, assim davam a luz a novos conhecimentos, aderindo ao exemplo de sua mãe, Fenareta, que era parteira. Maiêutica significa arte de trazer a luz, no grego.

  Para ele o que importava eram as condições interiores, psicológicas de cada pessoa, pois essas condições eram indispensáveis ao processo de autoconhecimento. Tornando-o uma ameaça social, porque segundo a democracia ateniense, ele desrespeitava a ordem vigente e dirigia suas atenções para as pessoas sem fazer distinções de classes ou posição social.

  Ele contrariou os valores dogmáticos da sociedade ateniense, recebendo a acusação de ser injusto com os deuses da cidade e de corromper a juventude. No final do processo ele foi condenado a beber cicuta (veneno).

“Alguns filósofos ensinam filosofia Sócrates viveu a filosofia”

(frase retirada do livro Fundamentos da Filosofia)

  A opção por esse filósofo se deu pela minha identificação pessoal com ele, dele ter lutado até a morte pelo que acreditou; e assim deveriam ser as pessoas persistentes em correr atrás dos sonhos, e mesmo que todos as julgassem, elas morreriam por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com