TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia a diferença entre bom senso e ciência

Resenha: Filosofia a diferença entre bom senso e ciência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 2

Através de pesquisas, estudos, perceberemos a diferença entre o senso comum e a ciência. São usados sempre no nosso cotidiano, já que ocorre conhecimento a todo instante, nessas duas relações, devemos nos informar para evoluirmos, se não ficamos baseados somente em um deles.

O senso comum é um estágio na produção do conhecimento pelo qual todos passaram. As informações são passadas de geração a geração, sendo assimiladas e transformadas. Por ser de forma espontânea, raramente há questionamentos sobre outras possibilidades de explicações para a realidade.

São inúmeros os exemplos presentes na vida social, construídos pelo "ouvi dizer", que é uma forma usada pelo homem para tentar resolver seus problemas da vida cotidiana. A sua principal característica é a ingenuidade, pois não aceita críticas e por isto resiste as mudanças. Esse conhecimento se baseia apenas na vida cotidiana, sem se preocupar com o rigor que a ciência exige e sem questionar os problemas colocados justamente pelo cotidiano

Diferindo do senso comum, temos a ciência que procura afastar as crenças supersticiosas, por meio de métodos e rigorosas pesquisas incessantes, para produzir um conhecimento sistemático, preciso e objetivo que garanta prever acontecimentos e agir de forma mais segura.

A ciência se concentra na formulação e na resposta de problemas. Esse conhecimento científico tem como principal característica a pergunta, o questionamento, pois busca-se respostas objetivas aos fenômenos. A experimentação é a base do seu trabalho. Procura evitar a dúvida, usa uma linguagem com rigidez. Por ser questionadora, a ciência é dinâmica e está sempre mudando, não prega uma verdade absoluta e imutável. Este procedimento de tomar conhecimento do problema, pensar e construir um modelo ideal acontece em nossas vidas em todas as horas de problemas ou de erros.Este é o caminho seguido pela ciência.É assim que procede um médico ao fazer um diagnóstico, através dos sintomas para descoberta da doença e pesquisa da cura.

Concluindo, apesar das diferenças senso comum e ciência andam juntas de mão dadas, segundo Rubens Vaz, a ciência e o senso comum são da mesma forma necessidade de compreender o mundo afim de viver melhor e sobreviver. O senso comum não é inferior à ciência e vice-versa, pois durante muitos anos vivemos sem esse tipo de conhecimento e conseguimos sobreviver sem a influência da ciência. O senso comum é realizado de forma bastante ligada à ciência, porém sem uma comprovação concreta. È importante destacar que o senso comum é uma forma válida de conhecimento, pois o homem precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades. Ele permite a expressão de sentimentos, opiniões e valores pessoais quando observamos as coisas à nossa volta. Apesar dos “pesares” esses dois conhecimentos sempre foi e sempre serão interligados.

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência – Introdução ao jogo e suas regras.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com