TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia como ferramenta útil e indispensável

Projeto de pesquisa: Filosofia como ferramenta útil e indispensável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho,apresentamos a filosofia como ferramenta útil e indispensável para professores recém-formados,com o propósito de esclarecer os fundamentos filosóficos,antropologia,epistemologia e axiologia,para que pudéssemos compreender o principais aspectos das praticas educativas,que trouxesse para nós futuros professores uma visão critica de educação.

O que significa humanizar pela educação,e como ocorre a desumanização de classes.

Os pais desde sempre são considerados como porta de entrada da criança para o mundo,elas crescem e aprendem desde coisas básicas como saldar alguém (bom dia,boa tarde,boa noite.)até como se comportar em sociedade,costumes e regras que são essenciais a esta convivência,são chamados de educação.Existe também a educação formal,acadêmica,aquela que a criança aprende na escola,que a instrui a utilizar a sua capacidade intelectual,para não só conviver mas também sobreviver nesta sociedade a qual foi ela foi inserida.

Porem cada dia mais vemos, que à escola cabe,não só o papel de formar o aluno em seu intelecto, mas também de mostrar a ele, aquelas normas de boa convivência,a típica educação que deveria vir “de berço” .A própria sociedade e suas mudanças é que vem produzindo este efeito,hoje em dia nossa sociedade é formada de jovens de 14 e 15 anos que se tornam mães,crianças sem nenhuma responsabilidade,e com sua própria educação defasada, que não são capazes de dar aquilo que ainda nem receberam.

Crianças que recebem uma boa educação,e que tem pais preocupados e presente terão mais facilidade de conviver melhor com a sociedade e também de se tornar um ser humano melhor,não estou dizendo que estes jovens pais não tem esta capacidade,muito o contrario eles é quem tem, porem é necessário exercê-las,admitir que não são capazes sozinhos,e pedir ajuda,ir atrás e se conscientizar que são responsáveis pelo tipo de ser humano que aquela criança será,e é só através da educação em conjunto que a criança se torna um ser humano consciente e de valores éticos e morais, que as farão transformar suas vidas e o mundo.Esta diferença na forma de educar é o ato mais desumano pois cria pessoas que são iguais perante a lei mas as trata diferente no contexto geral.

Educar é e sempre foi a única arma para transformar o cidadão, e a falta dela torna-se um veneno letal.

Mapa conceitual.

A realidade educacional, esta ligada em sua totalidade a diversos fatores determinantes como, época, lugar, contexto sócio econômico político e cultural.Temos o professor tecnicista que é aquele que educa segundo a cartilha,e não da espaço para que o aluno exercite o seu ato de refletir e criticar,e temos também o professor transformador,que através de ciências auxiliares como filosofia,antropologia e psicologia consegue exercer o seu papel de não só formar o individuo mas sim de transformá-lo,essas ciências possibilitam ao professor-transformador de dar ao aluno a experiência de uma educação reflexiva sobre os temas abordados e discutidos.Antropologia estuda o ser humano por ele mesmo,refletindo sobre aquilo que ele é ,e aquilo que ele deseja ser.A epistemologia é a ciência que vai definir se os objetivos traçados foram alcançados,como foram alcançados e como fazer para alcançá-los.Axiologia estuda os valores do ser humano na educação,valores éticos,morais e sociais buscando nas bases da educação esses valores,para melhor entender e repassar a educação .

Reportagens, frases e algumas coisas postadas em nosso blog.

“A educação sozinha não pode transformar a sociedade,sem ela,tampouco a sociedade muda.”

A frase acima foi dita por um dos maiores pensadores da pedagogia no Brasil e no mundo Paulo Freire falecido em 1997.

”Os professores são os únicos adultos que encaram os jovens”,afirma Mario Cortella.

Raquel Fronza

Uma das maiores referências do país em educação, Mario Sergio Cortella, passou por Caxias no início deste mês para falar com mais de quatro mil pessoas, entre elas professores, alunos e funcionários da Marcopolo. Defensor do ensino público, Cortella avalia o ensino politécnico como uma promessa de boa forma de educar e também entende que os professores são desrespeitados por serem os únicos com coragem de desafiar os jovens.

Mario Sergio Cortella foi assessor e chefe de gabinete de Paulo Freire, é licenciado em filosofia, mestre e doutor em Educação. É professor da PUC/SP há 36 anos, com docência e pesquisa na pós-graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião, atuando também como comentarista da Rádio CBN e do Jornal da Cultura.

Leia abaixo trecho da entrevista com o professor.

Pioneiro: De que forma a família pode ser mais participativa em sala de aula?

Cortella: Não é a família que ajuda a escola a educar, é a escola que ajuda a família a fazer a escolarização da criança. Escolarização é um pedaço da educação. Educação é o acompanhamento das escolhas e capacidades do aluno. É a família que é auxiliada pela escola e não o inverso. A escola não consegue ter esse papel porque uma família tem dois ou três filhos, enquanto o professor tem de 30 a 40 alunos.

Pioneiro: E o ambiente escolar se mostra atraente para o convívio de pais e filhos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com