TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Ética

Por:   •  20/4/2015  •  Dissertação  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JHONY DE JESUS

FILOSOFIA E ÉTICA

SÃO CARLOS

2015

JHONY DE JESUS

CÓD. 14218259

PRODUÇÃO DE QUADRO CONCEITUAL

Trabalho de construção estrutural (quadro conceitual), apresentado para verificação parcial de aproveitamento do 5° período do curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul, sob a orientação do Professor Edson Alencar Silva.

SÃO CARLOS

2015

Portifólio                                                                               Filosofia e Ética

PRODUÇÃO DE QUADRO CONCEITUAL

        A atividade de reflexão dessa unidade consiste na produção de um quadro conceitual, no qual você deverá apresentar os elementos centrais do pensamento dos seguintes autores:

        

Quadro Conceitual – Aspectos da Filosofia Antiga e Medieval.

Autor

Conceitos Centrais

Sócrates

- Base para o conhecimento, é saber de sua ignorância, nasce assim a “teoria de parto”, onde as pessoas eram questionadas duas vezes, primeiramente com perguntas fáceis e depois com perguntas que faziam com que as pessoas buscassem dentro de si as respostas, nascendo assim, novas ideias e conceitos para explicação das coisas.

- Considerado o divisor das Filosofias Antiga e Medieval. Filósofos antes dele eram chamados de pré-socráticos e os que vieram depois, seriam os pós-socráticos.

- Frase: “Só sei que nada sei”.

Platão

- Tem como base o mundo das ideias.

- Sua teoria principal é a da caverna, onde para ele existem várias pessoas acorrentadas desde a infância dentro dessa caverna, apenas com a visão de suas próprias sombras. Quem conseguir se libertar, ganharia o direito de ter o conhecimento “verdadeiro” das coisas, surgindo assim o conhecimento sensível e o inteligível.

- Interior da caverna (sensível): as sombras que ocultavam a realidade das coisas.

- Exterior da caverna (inteligível): a realidade das coisas.

Aristóteles

- Para ele, as ideias de Platão seriam passadas. Tudo no mundo tem que ter uma explicação convicta, baseada em realismo.

- Fundou a teoria do conhecimento chegando a fazer comparações entre corpo material e alma, indicando essa última, ser forma do corpo que consequentemente seria a matéria.

- Suas ideias são explicadas partindo que as ideias são trazidas do céu para a terra, sendo assim, cada ser é uma substância.

- Sua teoria é distribuída entre essência e acidente. Essência: se tal substância faltasse em qualquer ser, ele deixaria de ser o que é. Acidente: é o atributo que a substância pode ter sem deixar o que é.

- Durante todas suas teorias, ele vai unir “matérias e forma” como aliadas para a explicação de suas ideias.

Santo Agostinho

- Período Medieval, onde a filosofia chega em outro sentido, nas mãos dos padres das igrejas. Sendo chamada de patrística.

- “Creio para poder entender” é a frase mais conhecida desse filosofo padre.

- Ele fez jus a teoria das ideias de Platão, alterando seu nome para “conceito das ideias divinas”, onde Deus apresentaria para cada homem suas ideias a serem seguidas.

- É o período marcado pela razão e fé. Bastaria ter fé em Deus que as razões e ideias seriam “implantadas espiritualmente” em você. Ou seja, toda verdade, era advinda da fé.

São Tomas de Aquino

- Sua teoria principal é baseada no estudo de Aristóteles, sendo chamada de filosofia aristotélico – tomista.

- Para ele razão e fé devem ser unidos, e ele usa teologia para explicar esse fato.

- Para explicar conhecimento, ele utiliza dos mesmos recursos que Aristóteles, para ele, o conhecimento começo pelo contato com as coisas concretas, passa pelos sentidos internos da fantasia ou imaginação até a apreensão de formas abstratas.

- No Renascimento e na Idade Moderna, a escolástica tornou-se entrave para a ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com