TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia na Grécia Antiga

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Filosofia na Grécia Antiga

Curso: Bacharelado em Filosofia

Professor: Carlos Euclides Marques

Nome do estudante: Allan Richardson Anacleto Duarte Dantas da Costa

Data: 09.05.2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

RELATÓRIO CRÍTICO-AVALIATIVO

Sofistas X Aristóteles

Relatório Crítico-Avaliativo, produzido pelo bacharelando em filosofia Allan Richardson Anacleto Duarte Dantas da Costa.

Sofistas X Aristóteles

O presente relatório destina-se, como um ato avaliativo do que fora trabalhado no período dos meses de março a maio, sobre o embate entre Sofistas X Aristóteles. Para tanto, usarei como base criteriosa, as exposições feitas no ‘Fórum Avaliativo’ da disciplina de Filosofia na Grécia Antiga.

A minha participação no fórum, se deu através de postagens que versavam sobre a temática proposta, temática esta que se apresentava no embate filosófico, pedagógico e afins entre os sofistas e Aristóteles, bem como, a distinta posição entre estes, no decorrer da história e do desenvolvimento do pensamento humano. Tal ato, pode ser averiguado no decorrer da história da filosofia, bem como, na apresentação sistemática dos principais nomes e expoentes do pensamento ocidental.

As minhas postagens tinham como ênfase, primeiramente mostrar a classificação histórica e filosófica dos sofistas, bem como entender no período histórico como se mostraram tais pensadores e como seus posicionamentos filosóficos ainda faziam eco na em nossos dias. Após tratar dos sofistas, cabia a mim também, demonstrar através de apresentação de cunho biográfico e histórico do pensador filosófico Aristóteles. Em tais posicionamentos que tive nas minhas falas apresentadas no fórum avaliativo, nortearam-se pelo material bibliográfico possuía em mãos. Ao pesquisar sobre tão importante e ímpar pensador, podemos aferir que o tal possuía uma grande distinção argumentativa que o punha em contraponto como posicionamento filosófico nos mais variados temas apresentados por aqueles que receberam de seus opositores a alcunha de sofistas.

Em minhas participações tratei sobre: ‘Constituição Humana segundo Aristóteles’, onde apresentei a temática sobre como pensava Aristóteles sobre a forma como o ‘ser’ era constituído. Argumentei também sobre ‘Atitudes Aristotélicas’, ou seja, posicionamentos do referido pensador, sobre os mais variados temas em contraposição aqueles que o arguiam de forma discorde. Em tempo, apresentei um debate que versava sobre ‘Aristóteles e os Sofistas’, em que me detive na apreciação divergente entre o filósofo e o grupo de pensadores. Ainda apresentei outro debate sobre ‘Ética e Sofismo’, onde argumentei a falta de posicionamento moral dos sofistas, frente a alguns temas, isto em face, da forma como eles apresentavam tal tema, e a motivação pelas quais isso os ensejava.

No tocante, aos meus ‘embates’ posicionais, detive-me em certos casos a debater como meus colegas, acerca do tema levantado, bem como, apresentar complemento através de comentário. Sobre os debates no fórum avaliativo, apresentei o seguinte: ‘Conceituando o Homem’, comentário em resposta ao “artigo” sobre O Conceito do Homem em Aristóteles, em meu comentário, tentei apresentar de forma complementativa o pensamento aristotélico acerca da formação e composição do ‘ser’. Ainda debati apresentando meu posicionamento em ‘Como os outros viam os Sofistas’, essa por sua vez, foi uma resposta ao tema levantado por um colega que levava o título ‘Sofistas’ oportunistas ou mal interpretados, neste debate tentei contribuir contra argumentando, numa tentativa de mostrar o posicionamento histórico que nos foi apresentado acerca de tais filósofos. Em termos de debati, ainda pude apresentar ‘Aristóteles & Falácias’, argumento em contribuição argumentativa a Ética e Sofismo, neste pude contribuir acrescentando argumento ao texto. Por fim, comentei com o texto ‘Argumentação Indesejada’, ao texto que versava sobre Questionamento aos Colegas, no meu texto, tentei exibir a forma argumentativa dos sofistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com