TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filósofia Na Atualidadae

Tese: Filósofia Na Atualidadae. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Tese  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

1) Filosofia é o estudo dos problemas relacionados a tudo o que rodeia o homem, ou seja, relacionados à existência, aos valores morais e estéticos, à ética, ao conhecimento, à verdade, à linguagem e à mente. Ela difere da mitologia e da religião ao estudar esses problemas através da racionalidade e difere das pesquisas científicas ao não se utilizar de procedimentos empíricos em suas pesquisas.

Dessa forma, a Filosofia se caracteriza pela radicalidade, a busca pelo âmago dos problemas, que foge ao simples senso comum; pela sua universalidade, ela busca encontrar os princípios que regem todo o real e, assim, seu discurso é voltado para todos os homens; pela sua autonomia, sua busca não é limitada por qualquer coerção ou constrangimento exterior, de natureza religiosa ou política. Sua legitimidade está em si mesma; pela historicidade, apesar de cada pensador ter seu pensamento influenciado pela sociedade ao seu redor, ou seja, suas ideias dizem respeito as preocupações do seu tempo, ainda assim, o pensamento filosófico é algo que transcende o tempo e, assim, suas ideias não se restringem apenas à sua época; pela fundamentação, todo conhecimento filosófico precisa ser coeso, apresentar fundamentos, ser sistemático e se utilizar de linguagem rigorosa; e pela diversidade de métodos, cada pensador é livre para escolher seu tema e como abordá-lo, dessa forma, cada pensamento filosófico é único e representam a visão particular de seu pensador.

2) A Filosofia do Direito é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o Direito. Ela pode ser definida como o conjunto de respostas à pergunta “o que é o direito?”, ou ainda como o entendimento da natureza e do contexto do empreendimento jurídico. Assim, ela não só diz respeito a perguntas sobre a natureza do fenômeno jurídico, mas ainda sobre quais elementos estão em jogo quando ele é discutido. Tem sido abordada tanto de um prisma filosófico, por filósofos de formação, quanto de um prisma jurídico, por juristas de formação. Tendo como pressuposto essa separação entre teoria e filosofia do direito, entende-se que os filósofos do direito examinam a dimensão da idealidade ou legitimidade, isto é, a dimensão de valor do direito. Eles estudam a adequação do direito vigente a ideais democráticos e anseios sociais, formulando propostas para sua reforma. Além disso, preocupam-se com os critérios de justiça e o problema da verdade no direito.

3) Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. Seus objetos de pesquisa são os limites e a organização do Estado frente ao indivíduo, as relações gerais entre sociedade, Estado e moral, as relações entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com