TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filósofos inovadores

Projeto de pesquisa: Filósofos inovadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DA AULA 01

Por que dizemos que o objetivo dos primeiros filósofos era construir uma cosmologia que substituísse a antiga cosmogonia? Disserte sobre esta frase. (mínimo de linhas 12) – utilizar fonte Time New Roman – tamanho 12 sem negrito.

Filósofos Inovadores

Os primeiros filósofos fixaram uma idéia de construir uma nova cosmologia que substituísse a de antigamente: essa nova cosmologia era para trazer explicações racionais e sistemáticas das características do universo, ao invés de continuar com explicações voltadas a origem do universo baseada nos mitos.

Essa proposta inovadora trouxe vários debates e perguntas naquela época e até hoje ainda vem sendo discutido, como a de querer saber como é que o homem pode usufruir tanto na Natureza, modificá-la sem a sua permissão, e ela continuar a mesma e de como explicar os fenômenos da Natureza.

Essa substituição de cosmologia para o ramo da filosofia foi boa, pois faz com que os seres humanos pensem bem antes de modificar a natureza, pois não sabemos sua reação após essa modificação, por isso nova idéias como essa é essencial para o mundo em que vivemos, o homem tem que tentar inovar para a melhoria do mundo e a filosofia faz parte disso. Essa idéia foi para inovar e trazer novos pensadores e pensamentos sobre esses questionamentos filosóficos que a cada momento traz perguntas e sugestões de como o mundo funciona ao nosso redor.

ATIVIDADE DA AULA 02

Desenvolva uma reflexão sobre o pensamento de Sócrates e confronte com o pensamento de Aristóteles. Nesta atividade você deverá explicar o pensamento de Sócrates e depois desenvolver uma comparação com o pensamento de Aristóteles... Lembro que não é para comentar sobre o pensamento de Aristóteles e sim confrontar. (mínimo de linhas 15) – utilizar fonte Time New Roman – tamanho 12 sem negrito.

Sócrates Versus Aristóteles

Sócrates um dos mais importantes filósofos da antiguidade era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes, seus pensamentos, demonstravam grande necessidade de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Sócrates não concordava com o funcionamento da sociedade grega criticava os aspectos da cultura Grega, dizia que suas crenças e tradições eram mentira e não contribuía com nada na desenvoltura da intelectualidade dos cidadãos gregos. Suas inovadoras idéias atraíram atenções de jovens atenienses isso fez com que a elite mais conservadora o prendesse para que não houvesse mudança na crença da sociedade, foi acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega, já Aristóteles valorizava a Inteligência humana, única forma de alcançar a verdade, fez uma escola e foi seguido e propagado pelos discípulos, pois, não criticou a crença dos gregos apenas ajudou a melhorar Atenas fundando uma escola de estudo de Ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.

ATIVIDADE DA AULA 03

Qual a importância da Filosofia Medieval para os dias de hoje? Explique. (mínimo de linhas 12) – utilizar fonte Time New Roman – tamanho 12 sem negrito.

Importância da Filosofia Medieval para os Dias Atuais

Nos dias de hoje a Filosofia Medieval é de extrema importância, por acaso foi nesta época que houve grandes transformações na sociedade. Nesta época ocorreu o declínio do Império Romano e a ascensão da Igreja Católica, deste modo a igreja intervia na política e economia da sociedade, na época foi feito um plano de governo conhecido pelo nome de Feudalismo, em que tudo era realizado que forma mais justa e organizada do que o governo anterior, essa forma de governo era baseada nos Feudos, que continham unidades de terras governadas pelo senhor feudal.

Então a Filosofia medieval é ligada á igreja Católica, juntas as duas doutrinas mudaram essa época em que toda a forma de governo é diferente à de antigamente, pois por muito tempo os adeptos cristãos, ou seja, os seguidores Católicos foram perseguidos e obrigados a viver na marginalidade até a chamada Reviravolta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com