TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud

Abstract: Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Abstract  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

O ser humano não nasce pronto, e por isso q desde criança ele terá vários orientadores, educadores e mestres, isso independe da nomenclatura dada, pqá função que ele desempenhará no longo processo de aprendizagem intelectual, que será de grande valia para o aluno .O educador terá q aprender a arte de persuadir seu aluno, pois somente qdo o mesmo confiar nele, é que dará abertura para o seu inconsciente, abrindo assim uma porta para que o educador possa transmitir o conhecimento de forma subjetiva,ajudando ele no seu desenvolvimento intelectual como individuo próprio.

Freud, na área da psicologia educacional, apresentou vários aspectos, e um deles e mais difundido é o complexo de Édipo. Qdo muito novo a mãe resolve desmamar a criança e mostrar q ela deverá fazer algumas coisas sozinha, iniciasse um forte relutar do mesmo, pois sem que ele perceba começa a entrar em contato com a dor da separação e ao ver q não é mais o centro da atenção da mãe,a agressividade se torna um mecanismo de defesa e tbm de descoberta. Movida pela curiosidade, a criança se torna destrutiva, não de forma ruim, e que ela tem uma curiosidade incessante de saber como tudo funciona, e ao fazer isso ela acaba destruindo o que antes era o motivo da sua curiosidade. Mas tudo é parte de um processo, q só com o tempo ele virá a descobrir que somos indivíduos únicos com interesse e dificuldades diferentes.

Outro ponto interessante de Freud foi q ele dividiu o nosso desenvolvimento em fases:

A fase oral, aonde criança coloca tudo na boca; a fase anal, com produção independente; a fase fálica, qdo descobrimos que o nosso corpo, e as diferenças entre o homem e mulher;tem tbmo período de latência (Piaget), aonde a força dos impulsos sexuais são direcionadas para o desenvolvimento social e intelectual da criança, e é nessa fase tbmq o educador ganha um poder de influência sobre o aluno.

E na fase genital que descobrimos que o corpo de outra pessoa pode nos dar prazer. Ao fazer essa divisão, ele mostrou q devemos inserir as informações respeitando as fases da vida do individuo, tornando assim mais fácil o processo de aprendizagem conforme o seu amadurecimento emocional, através do desenvolvimento biológico.

Freud mostra como a questões da sexualidade em todos os seus sentidos, pode ao seu ver explicar muitos de os nossos comportamentos. O educador deve ser o mediador, respeitando suas ideias e ajudando a desenvolvê-las, já q a criança tem por instintode ser curiosa, por fim cabe ao educador motiva-las de forma prazerosa e natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com