TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função ética Do Educador

Exames: Função ética Do Educador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  2.467 Visualizações

Página 1 de 3

Prezado(a) aluno(a),

Nesta primeira AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA do semestre, desejamos obter dados sobre suas leituras, reflexões e análises dos conteúdos e temas estudados. Para tanto, solicitamos que você responda à questão sem copiá-la de outras fontes ou autores e explicitando amplamente os seus conhecimentos, exercitando e desenvolvendo seu potencial de compreensão e argumentação.

Q U E S T ÃO (Vale 10 pontos)

Fundamentando-se nos estudos oferecidos na aula 01, analise o trecho abaixo:

O educador, tem uma função ética fundamental:

(...) diante da crise de princípios e valores, resultante da deificação do mercado e da tecnologia, do pragmatismo moral ou relativismo ético, é preciso que a escola contribua para uma nova postura ético-valorativa de recolocar valores fundamentais como a justiça, a solidariedade, a honestidade, o reconhecimento da diversidade e da diferença, o respeito à vida e aos direitos humanos básicos, como suportes de convivência democrática (LIBÂNEO, 2002, pp. 8-9).

Agora responda às questões abaixo:

Libâneo assinala que vivemos no pragmatismo moral ou relativismo ético. O que isso significa?

Resposta: É notório que vivemos um mundo novo, dominado por avanços tecnológicos e pelo capitalismo, onde se visa o lucro e predomina o egoísmo. Em sua maioria se busca a vantagem, benefício, se importando muito pouco com o que é oferecido. E isso acontece também dentro da educação onde os valores e a ética foram deixados de lado. Muito dos profissionais do magistério não tem consciência que sua função é capaz de mudar o mundo, fazendo com que novos conceitos possam ser moldados, mentalidades possam ser amadurecidas através do conhecimento, e opiniões possam ser formadas, fazendo com que os seres humanos possam se defender diante de tantas frustrações políticas e sociais. É através da formação do conhecimento de um individuo que se modifica a história de um país. Para os políticos é muito mais interessante ter uma sociedade sem informação, sem conhecimento, sem cultura, pois dessa forma fica fácil manipular, enganar e coagir. Se não tivermos argumentos fortes e se não estivermos preparado para nos defender, continuaremos sempre sendo lesados com impostos absurdos, precários investimentos em educação e demais serviços que são ofertados ao povo.

É preciso uma educação de qualidade, com professores entusiasmados e condições dignas de trabalho para que se desenvolvam cidadãos críticos que saibam lutar pelos direitos.

Como conceber a relação essencial entre teoria e prática na formação do docente?

Resposta: A teoria e prática são funções inseparáveis, pois ambas se complementam. A visão do sistema busca um educador voltado à prática, onde os profissionais devam ficar restritos a métodos tradicionais e ultrapassados de ensino, onde o professor tem a função de se limitar o já sabido, o que já se foi consolidado. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com