TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  6.073 Palavras (25 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 25

Jó, 11:16-19 - Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram.

A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus de coração aberto que Ele possa cobrir com seu sangue sagrado tanto a mim quantos os demais de todo o mal, e que os anjos estejam sempre ao nosso lado trazendo-lhe paz e harmonia. Agradeço pelo Sol sincero que você faz nascer no pico da montanha e que me aquece a cada nova manhã que recomeço. Obrigada pela presença constante.

RESUMO

O Conhecimento e a informação são fatores muito importantes e necessários nos registro e das ações das pessoas e das empresas. Para entendermos melhor o que é a gestão do conhecimento, temos que observa-la de forma completa, geral tendo em vista que não a um ponto de vista universal para sua definição. O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Favorecendo a criação de novos conhecimentos nas empresas, a supervalorização da importância da adoção de tecnologias em detrimento de soluções focadas em processos e pessoas, que seriam, em última instância, economicamente mais acessíveis à empresas de pequeno porte, que se constituem maioria no país. As empresas devem se adequar ao novo conhecimento, independente se elas vão continuar com os métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos. Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando.

Espiral do conhecimento, ambiente de trabalho adequado, inovações, processo de socialização dentre outras questões inclusas na gestão do conhecimento. Foi falada também a importância de se ter um ambiente para desenvolver ideias, debater assuntos que são de âmbito da empresa. Esse ambiente pode ser qual lugar dentro das diretrizes da instituição que por ventura proporcione aos colaboradores um clima de inspiração e melhor estrutura para discutir assuntos. A importância de se ter equipe treinada e qualificada, inovação no que tange equipamento e maquinas que atendam a demanda da empresa, procurar analisar as barreiras no conhecimento, tais como caracterizar cada colaborador e procurar entender e analisar a desenvoltura de cada um. Dentro das empresas e instituições é claro afirmar que

a informação só tem valor quando gera conhecimento, e o conhecimento não implantado é pior que desinformação. Portanto é importante entender os assuntos da empresa, absorver o conhecimento e colocar em pratica em seguida na interação com os clientes, para melhorias na empresa, para atribuição e maior valorização dos serviços prestados pela instituição. Não a valor algum em saber algo e não se fazer bom uso do que se sabe do que se tem conhecimento. As instituições entrevistadas têm como objetivo fazer com que seus colaboradores sejam dinâmicos, desenvoltos, e habilidosos no aprendizado. Fazer com que eles tenham interesse autônomo para procurar, pesquisar e gerenciar as informações que estão veiculadas ao seu dispor ou alcance. Transformar informação em conhecimento torna-se, portanto, capacidade essencial da Empresa. Informação é tudo o que sabemos, mas que, no entanto, não modifica a nossa vida. Conhecimento é tudo que sabemos e fazemos. E isso modifica totalmente os resultados em nossa vida. O incentivo aos colaboradores para melhorias dentro da arquitetura de Gestão do Conhecimento é algo trato de forma seria e com uma constante. Esse trabalho é feito todos os dias, tanto em cursos fechados de apoio, tanto no dia a dia de trabalho. O fato de conversamos e batalharmos por algo chamado de gestão do conhecimento levou a instituição a pensar em metas que se interagem um constante dia a pós dia, isso tudo para se chegar ao fator final que é o Conhecimento tácito e mais alem o conhecimento aplicado na pratica.

ABSTRACT

Knowledge and information are very important and necessary factors in the record and the actions of individuals and businesses.

To understand better what is knowledge management, we have observed it in full, usually with a view than a universal point of view of its definition. The concept of knowledge management assumes that all existing knowledge in the company, in the minds of people, processes and veins in the heart of the departments, also belongs to the organization. In contrast, all employees who contribute to this system can take advantage of all knowledge in this organization. It is not today that knowledge plays an important role in history. Its acquisition and application has always represented a stimulus for the achievements of many civilizations. However, only "know much" about something does not, by itself, greater competitive strength for an organization. It is when combined with his management that it makes a difference. The creation and implementation of processes that generate, store, manage and disseminate knowledge represent the latest challenge to be faced by companies. Favoring the creation of new knowledge in business, the overvaluation of the importance of technology adoption at the expense of solutions focused on processes and people, which would, ultimately, more affordable to small businesses, which constitute majority in the country. Companies must adapt to new knowledge, regardless of whether they will continue with the methods of the industrial age. In general, companies produce more information and services, not only physical goods. Employees begin to adapt quickly to this new concept as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com