TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Importancia Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Explicar a importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

A filosofia deve integrar todo o processo de conhecimento do ser humano. Quando aplicada desde a infância a pessoa terá melhores condições de entender os fatos que acontecem no mundo, as consequências das ações e os possíveis resultados que podem ocorrer no futuro.

A dificuldade de implantação desta disciplina no currículo escolar, segundo Desiderio Murcho, são os problemas recorrentes da escolha do que ensinar, pois ela é uma disciplina diferente das que estamos acostumados a estudar (biologia, física e história), por apresentar poucos resultados consensuais, ou seja, não há livre-arbítrio, se Deus existe, quais os fundamentos da ética, ou sobre a natureza da arte, enquanto que as disciplinas como biologia, física e história apresentam resultados consensuais.

A filosofia é uma disciplina especulativa que lida com o problema que ninguém sabe resolver, baseia-se a partir de conhecimentos anteriores sem experiências no dia-a-dia. É muito difícil ensinar um estudante de filosofia a filosofar, pois o próprio ensino induz o estudante a concordar com o que já está pronto, não dando possibilidade de novos questionamentos, apenas que defenda a ideia de filósofos do passado, por meio de relatórios sobre o que pensam.

Auguste Rodin quando esculpiu a escultura “O Pensador” questionou o “pensar”, mostrando que se não temos a liberdade de expressar o que pensamos nos tornando egoístas, possuidores de um sentimento preso e intista.

A função da filosofia é de fazer com que o indivíduo tenha maior senso crítico e busque por si mesmo respostas para suas dúvidas, questionando o fundamento da cultura e toda forma de padrão imposta pela sociedade, não limitando apenas a isso. Uma vez que o indivíduo começa a questionar, ele busca uma posição na sociedade para defender suas ideias e sair do comodismo, exercendo seu papel dentro da sociedade, tanto na aquisição da concreta visão da vida, de seus valores, significados, fins próximos e últimos, bem como a conduta humana de forma geral.

As condições da escola pública são sem sombra de dúvidas um problema muito sério para serem discutidos pela sociedade brasileira. O modelo atual de educação formal parece não ter mais significado, ao observarmos a história veremos que a escola foi a formadora dos intelectuais que hoje governam nosso país.

A desvalorização e banalização da educação são notórias, pois se a educação fosse prioridade talvez não existissem tantos problemas na sociedade. O investimento na educação para os políticos não costumam ser angariadores de votos, dessa forma pela improbidade administrativa muitos desviam verbas dos cofres públicos que deveriam ser destinadas à educação. Os professores são mal pagos e as escolas mal equipadas, totalmente sem condições de uso e diante dessas condições precárias ficamos calamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com