TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infraestrutura e Superestrutura

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 2

Para Karl Marx, a dimensão econômica da sociedade era sua base. Esse elemento básico foi denominado infraestrutura,   pois é sobre essa base que são constituídas as estruturas políticas e ideológicas da sociedade, compondo assim o que Marx chama de superestrutura. Desse modo, a infraestrutura condiciona as decisões que serão tomadas na superestrutura. Segundo ele tudo gira em torno das “coisas materiais”.

Um dos elementos fundamentais que compõem a economia é a noção de trabalho, pois é através dele que o homem consegue transformar a natureza e produzir a sua existência.

                O trabalho precisa ser compreendido em duas esferas distintas: na primeira, há a relação do homem com a natureza: na segunda, há a relação do homem com o homem. A relação do homem com a natureza é mediada por um conjunto de forças produtivas , pois precisa de inúmeros instrumentos para interferir na ordem natural.

O trabalho de forma isolada e com instrumentos construídos pelo próprio homem. Principalmente nas sociedades industrializadas houve uma sistemática divisão de trabalho.

                Cabe resaltar que a divisão de trabalho não é fruto de uma sociedade industrializada. Ao retornarmos a pré-história podemos observar uma distribuição uma distribuição sexista do trabalho, no qual os homens supostamente saíam para procurar alimentos e as mulheres ficavam cuidando dos filhos. Em qualquer sociedade uma coisa é fundamental analisar: como os homens se organizam para produzir os meios de sobrevivência.

Superestrutura

Para Marx a superestrutura está fundamentada sobre os pilares da infraestrutura. Desse modo, o Estado-que na visão do autor é um instrumento criado pelas classes dominantes para garantir seu domínio sobre as demais- tem a importante missão de legitimar o modo de produção, fazendo com que as pessoas não deixem de trabalhar. Outro fator importantíssimo da superestrutura é a ideologia que dissemina na sociedade, que reflete uma visão de mundo predominante.

Outro fator importantíssimo da superestrutura é a ideologia que dissemina na sociedade, que reflete uma visão de mundo predominante.

                Marx estudou o que denominou de superestrutura, ou seja, a política, ideologias, regras jurídicas, religião, cultura entre outros. A superestrutura depende dos meios materiais disponíveis, mas pode variar muitíssimo, pois os homens têm consciência, razão, inteligência, interesses e desejos.

                Marx pretendia criar uma sociedade sem classes sociais, na qual as pessoas não fossem exploradas por outras.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com